Membro do Abba envia livros a alunos para combater fake news

O músico disse que sente que as instituições democráticas estão sendo minadas pela disseminação da desinformação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estocolmo

Bjorn Ulvaeus, da banda Abba, presenteou alunos do segundo grau de toda a Suécia com livros para tentar deter o fluxo de notícias falsas.

O músico, que juntamente com o Abba vendeu mais de 375 milhões de discos e singles, disse que a iniciativa lhe ocorreu por sentir que as instituições democráticas estão sendo minadas pela disseminação da desinformação.

Cerca de 111 mil cópias do livro “Alternative Facts - About Knowledge and Its Enemies” (fatos alternativos, sobre conhecimento e seus inimigos) serão distribuídas. Os professores têm que solicitá-las em nome de seus alunos, e o único critério é que sejam usados de alguma maneira nas aulas.

O músico Bjorn Ulvaeus, do Abba - Ilze Filks/Reuters

“É como algo que eles precisam —do nosso pensamento crítico e da confiança em nossas instituições, que vocês sabem que estão sendo erodidos— e simplesmente como um presente de Natal”, disse Ulvaeus, coproprietário da editora responsável pelo livro, à Reuters.

A obra foi escrita por Asa Wikforss, professora de filosofia eleita para a Academia Sueca, que escolhe o prêmio Nobel de Literatura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.