Lives de João Bosco e dupla Rionegro e Solimões são destaque deste sábado

Programação de música ainda tem Bell Marques, enquanto 'Retrato de uma Jovem em Chamas' chega ao streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa neste sábado (25).

Música

A dupla sertaneja Rionegro e Solimões, com mais de 30 anos de carreira, são os próximos a entrar na onda das lives. Às 19h deste sábado —que também é aniversário de Solimões—, começam em seu canal no YouTube uma apresentação de sucessos como "De São Paulo a Belém" e "Sola da Bota", assim como músicas mais recentes.

Já o cantor, compositor e violonista João Bosco, autor de clássicos como "Papel Machê", "Mestre-Sala dos Mares" e "O Bêbado e a Equilibrista", é o convidado deste sábado da série diária de lives promovidas pelo Sesc São Paulo no seu Facebook, YouTube e Instagram. Sempre às 19h.

joao bosco com violao no ombro
O cantor e compositor João Bosco, em sua casa - Ricardo Borges/Folhapress

Referência no ensino de música e ligada à secretaria estadual de Cultura de SP, a Emesp Tom Jobim criou uma extensa programação online para o período de quarentena. Às 16h de hoje, a Orquestra Jovem Tom Jobim, criada pela instituição, toca com o instrumentista Guinga, com participação de Nailor Proveta e da cantora Mônica Salmaso.

Bell Marques, um dos principais nomes do axé baiano, que se consagrou à frente do grupo Chiclete com Banana, se apresenta ao vivo no show "Só as Antigas", a partir de 17h no seu canal. Devem fazer parte do show hits do Carnaval da Bahia e uma homenagem a seu ídolo Moraes Moreira, que morreu na semana passada.

artes plásticas

Na programação de lives quinzenais da Fundação Iberê Camargo no Instagram, a curadora Denise Mattar conversa às 11h com Gustavo Possamai, responsável pelo acervo, sobre a história da produção de tapeçarias na arte ocidental. Ela dará atenção especial às peças do ateliê Artesanato Guanabara, que produziu as peças de Iberê Camargo e será foco da próxima exposição da casa, "O Fio de Ariadne".

O Museu da Casa Brasileira e o Mercado das Madalenas levam a uma plataforma digital, entre hoje e amanhã, o tradicional evento que reúne pequenos artesãos e consumidores. Com peças exclusivas feitas por todo o país, haverá peças artesanais de vestuário, joias, acessórios e produtos de gastronomia.

cinema

O filme "Retrato de uma Jovem em Chamas" de Céline Sciamma, que ganhou a Palma Queer e o prêmio de melhor roteiro no último Festival de Cannes, passa a ser disponibilizado por streaming, nas plataformas Sky Play, Looke, Vivo Play, Now, iTunes e Oi Play. A história, que se passa no século 17, narra a aproximação de uma pintora com a jovem noiva cujo retrato ela é contratada para fazer.

literatura

A editora Todavia disponibiliza gratuitamente, durante o fim de semana, a versão digital de "O Cadete e o Capitão", do jornalista Luiz Maklouf Carvalho, que narra a carreira militar do agora presidente Jair Bolsonaro e seu ingresso na vida política, no final dos anos 1980. Está aberto nas plataformas Kindle, Apple Books, Google Play e Kobo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.