Descrição de chapéu Cinema Coronavírus

Organizadores do Festival de Veneza rejeitam edição online e mantêm evento

Mostra é uma das mais importantes do calendário cinematográfico e gerou dúvidas em meio ao coronavírus

São Paulo

Os organizadores do Festival de Veneza não trabalham com a possibilidade de o evento não acontecer, como planejado, em setembro, por causa da atual pandemia de coronavírus. Tampouco consideram uma edição online.

De acordo com a revista americana Variety, um representante da mostra afirmou que uma opção totalmente digital da programação não está sendo cogitada. "O Festival de Veneza não pode ser substituído por um evento online", afirmou à publicação.

"Há obviamente a possiblidade de usarmos tecnologia para algumas iniciativas, mas é muito cedo para isso ser decidido."

Alfonso Cuarón, diretor de "Roma", com o Leão de Ouro de 2018, o prêmio máximo do evento
Alfonso Cuarón, diretor de "Roma", com o Leão de Ouro de 2018, o prêmio máximo do evento - Filippo Monteforte/AFP

Marcada para acontecer entre os dias 2 e 12 de setembro, a 77ª edição do festival, um dos mais importantes do calendário cinematográfico mundial, acontece em Veneza, em uma das regiões da Itália mais atingidas pela Covid-19.

A afirmação por parte dos organizadores acontece após os responsáveis pelo Festival de Toronto, planejado para acontecer entre 10 e 20 de setembro, compartilharem que estavam procurando soluções físicas e também online para a próxima edição.

Em março, outro importante festival de cinema europeu decidiu adiar sua programação de 2020 por tempo indeterminado, diante dos riscos trazidos pela pandemia de coronavírus. Originalmente marcado para maio, o Festival de Cannes continua sem previsão de como e quando sua edição deve acontecer.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.