Diretor de óperas, André Heller-Lopes deixa Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Saída ocorre em meio à recuperação fiscal do estado e à retomada do setor cultural diante da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a Fundação Theatro Municipal anunciaram que André Heller-Lopes deixará o cargo da direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20), em nota.

O texto informa que a decisão aconteceu em meio à recuperação fiscal do estado e ao processo de retomada do setor cultural diante da pandemia da Covid-19.

André Heller-Lopes, em 30 de novembro de 2017, na capital paulista
André Heller-Lopes, em 30 de novembro de 2017, na capital paulista - Alberto Rocha/Folhapress

A justificativa é de que Lopes é um "servidor de carreira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, e ocupava a função cedido à fundação, o que acarreta custo excedente ao Estado, que precisava restituir à instituição federal, além de arcar com sua gratificação mensal por sua ocupação no quadro de funcionários do Theatro", afirma o comunicado.

Lopes afirma que o imbróglio entre a universidade e o estado lhe foi apresentado no começo da pandemia e que, desde então, se dispôs a resolver a situação para continuar à frente da direção do espaço. "A coisa foi se mostrando mais complicada e maior", diz.

"O que acontece é que não posso me prejudicar com a UFRJ, por mais amor que eu tenha ao teatro, por mais que eu ache que ele precisa [de atenção] neste momento, mais do que nunca."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.