Descrição de chapéu Cinema Coronavírus

Festival com clássicos e blockbusters prepara volta dos cinemas no país

Seleção de filmes deve ocupar salas conforme liberação de prefeituras; iniciativa recebeu críticas nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Estúdios e exibidores que atuam no Brasil se reuniram para anunciar, nesta terça-feira (18), o festival De Volta para o Cinema, que prepara a volta das salas de cinema do país após meses de fechamento causado pela pandemia de coronavírus.

A seleção de filmes inclui clássicos e blockbusters antigos, que devem entrar em cartaz a partir do dia 3 de setembro nas cidades que já tiverem autorizado a reabertura dos cinemas. Redes de exibição de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já se preparam para voltar a operar nessa data.

A curadoria do festival é assinada por Érico Borgo, um dos fundadores do site Omelete e da Comic Con Experience.

O objetivo da mostra é reconquistar o público diante dos ainda preocupantes números da Covid-19 e abastecer as telas do país enquanto novos lançamentos não são anunciados pelas distribuidoras.

Na seleção estão desde clássicos, como "De Volta para o Futuro" e "E.T. - O Extraterrestre", até grandes sucessos não tão antigos, como "Pantera Negra" e "Mulher-Maravilha". Produções nacionais também estão programadas. Os ingressos para as sessões terão preço de R$ 10 para salas comuns e R$ 20 para as salas VIPs.

Mas a notícia não foi bem recebida nas redes sociais. Muitos internautas criticaram a iniciativa e chegaram a rebater comentários de Borgo no Twitter. Usuários da plataforma alegaram que, por serem uma forma de entretenimento e não uma atividade essencial, os cinemas não deveriam voltar a operar tão cedo.

Internautas também chamaram atenção para possíveis aglomerações causadas nesses espaços e para o fato de que, em uma sessão de cinema, dezenas de pessoas são confinadas em um espaço fechado por um longo período de tempo.

Patrícia Cotta, gerente nacional de marketing da Kinoplex e uma das representantes do movimento #JuntosPeloCinema, que está por trás do festival, reitera, porém, que as redes estão respeitando orientações das autoridades e que prepararam um rigoroso protocolo de segurança para a reabertura.

"Nós tivemos uma preparação muito grande, há quatro meses estamos trabalhando juntos, toda a indústria, para estudar o que está sendo determinado pelos órgãos de saúde, para fazer reuniões com exibidores de outros países, para lermos protocolos e para mapearmos a jornada dos clientes nos cinemas", diz.

"Não cabe a nós definir protocolos, mas cruzarmos esse estudo que fizemos com o que é definido pelas autoridades de saúde. Se os órgãos de saúde determinarem a reabertura dos cinemas, nós temos que confiar e fazer o nosso papel. Tanto que só vamos abrir conforme os municípios disserem que estamos aptos a abrir."

​Programação do festival De Volta para o Cinema

A Fantástica Lista de Clássicos Pop
"Superman" (1978), "Os Caça-Fantasmas" (1984), "Matrix" e "De Volta para o Futuro"

A Lista do Espanto
"Invocação do Mal", "O Exorcista" (versão do diretor), "O Iluminado" e "Tubarão"

A Sociedade das Sagas
"Harry Potter e a Pedra Filosofal", "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" e "Crepúsculo"

A Vingança dos Geeks
"Os Vingadores", "Batman: O Cavaleiro das Trevas" e "Homem-Aranha no Aranhaverso"

Curtindo a Família Adoidado
"Divertida Mente", "Minions", "Turma da Mônica: Laços" e "E.T. – O Extraterrestre"

Dias de Identidade
"Corra!", "Mulher-Maravilha" e "Pantera Negra"

Sob o Domínio do Drama
"O Palhaço" e "Os Bons Companheiros"

Tropa de Risos
"Até que a Sorte nos Separe", "Fala Sério, Mãe!" e "Minha Mãe É uma Peça"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.