Ciclo de Cinema e Psicanálise debate drama afegão 'A Pedra da Paciência'

Transmissão será na próxima terça (8); filme está disponível na plataforma de streaming Mubi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos (SP)

O drama afegão “A Pedra da Paciência”, do escritor e cineasta Atiq Rahimi​, está no centro do debate do próximo Ciclo de Cinema e Psicanálise, evento virtual promovido pelo Museu da Imagem e Som (MIS), com apoio da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e da Folha. A transmissão será na terça-feira (8), às 20h.

Lançado há nove anos, o filme é inspirado no livro de mesmo nome de Atiq, que lhe rendeu o prêmio Goncourt, o mais prestigiado da literatura francesa, em 2008.

O drama conta a história de uma jovem mulher, interpretada pela atriz iraniana Golshifteh Farahani, que cuida do marido, um herói de guerra que está em coma. Com a vida afetada pelo conflito armado e pela solidão, ela começa a verbalizar seus segredos e pensamentos, num monólogo que reflete sobre o lugar reservado à mulher, o terror da guerra e a sexualidade.

O longa será debatido pelo médico Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho, membro e ex-presidente da SBPSP; e pelo jornalista Diogo Bercito, mestre em estudos árabes, que comanda o blog Orientalíssimo na Folha. A psicanalista Luciana Saddi fará a mediação. A transmissão pode ser acompanhada no canal do MIS no Youtube.

É possível assistir ao filme na plataforma de streaming Mubi, em mubi.com/mis. Para ter acesso, é necessário fazer um cadastro prévio, que dá acesso gratuito a todo o catálogo por 30 dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.