Descrição de chapéu
Escuta Aqui

Podcast pergunta o que a Casa Branca fez com as pizzas do McDonald's

'Whatever Happened to Pizza at McDonald's' não prende pela narrativa, mas é bem conduzido por seu apresentador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Whatever Happened to Pizza at McDonald's

  • Onde Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Spreaker
  • Autor Brian Thompson
  • Idioma Inglês

Em meados dos anos 1980, o McDonald’s fez uma aposta infeliz. Buscando aumentar o público, decidiu servir pizzas em seus restaurantes —ideia rapidamente cancelada. De uma hora para outra, as massas desapareceram dos cardápios da rede e parecem ter sido esquecidas pelo público, o que levantou um dos maiores mistérios da atualidade. O que diabos teria acontecido com a pizza no McDonald’s?

Há cinco anos, após duas ligações, uma narração e uma música de abertura, o roteirista Brian Thompson inaugurou uma investigação para finalmente encontrar a resposta. Com dois minutos e meio, estava no ar o primeiro dos mais de 200 episódios de “Whatever Happened to Pizza at McDonald’s”, um podcast que está no ar até hoje com a missão de entender por que as McPizzas não existem mais.

Talvez seja difícil imaginar como uma pergunta tão simples tenha rendido uma investigação tão longa. Pois bem, não rendeu. O mistério pode ser solucionado com uma rápida pesquisa, e logo nos primeiros episódios já temos a resposta que procuramos.

Anúncio de pizza da rede McDonald's, dos anos 1980
Anúncio de pizza da rede McDonald's dos anos 1980 - Reprodução

Mas o trunfo do programa não é a investigação. O melhor do podcast está em seu apresentador, um personagem irônico e que não aceita nenhuma das explicações que são oferecidas. Segundo ele, não faz sentido que as pizzas tenham sido descontinuadas por demandarem longo tempo de preparo. É mais plausível verificar se o lançamento do novo produto aconteceu numa realidade paralela, da qual ninguém mais se lembra.

Essa é uma das inúmeras teorias apresentadas por Thompson, que, sem explicações satisfatórias do McDonald’s, logo percebe que o mistério pode envolver personagens muito maiores. Para ter informações tão importantes, ele chega a ligar até para a Casa Branca, à época habitada pelo fã de fast-food Donald Trump.

Além disso, a forma irônica com a qual Thompson conduz os episódios arranca boas risadas. Roteirista de humor, ele tem domínio do timing e do tom sério, porém cômico, que adota durante as entrevistas, fazendo perguntas sem sentido com a expressão de um jornalista investigativo.

Mas “Whatever Happened to Pizza at McDonald’s” não tem muito a oferecer além disso. Os ouvintes que não forem fisgados pelo apresentador correm o risco de perder o entusiasmo ao longo do programa, já que ele mantém quase sempre a mesma estrutura. Apresentação, ligações sobre pizza e anúncio de patrocinadores são o suficiente para Thompson lançar um episódio.

A boa notícia é que eles são curtos, alguns com menos de cinco minutos, o que torna o podcast bem fácil de ser digerido. Além disso, a ausência de narrativa faz com que eles funcionem separados. Num intervalo do dia, é possível encaixar uma peça do quebra-cabeças das McPizzas.

Há, também, algumas aventuras pontuais de Thompson que são divertidas de se acompanhar. Uma delas é quando o apresentador descobre que ainda existe um restaurante do McDonald’s que serve pizza nos Estados Unidos, em Pomeroy, no estado de Ohio.

Para finalmente experimentar o prato, ele lança uma campanha de financiamento coletivo, e acompanhamos desde sua busca por hotéis na região até o esperado momento da degustação de uma McPizza de pepperoni. Quem acompanha a saga completa tem, finalmente, um momento de satisfação.

Outra boa sacada de Thompson é tratar seu programa como uma grande sátira. A cada episódio temos anúncios de um patrocinador diferente, inclusive alguns brasileiros, que provavelmente nem sabem que o programa existe. Além disso, o humorista sempre se apresenta às fontes como um jornalista investigativo e chegou a lançar um livro sobre como exercer a profissão. Nunca sabemos o que é real no podcast, mas logo entendemos que, fora as entrevistas, quase nada é.

Em resumo, não há nada que justifique mais de 200 episódios sobre o sumiço das pizzas do catálogo da McDonald’s, exceto Brian Thompson. O apresentador cria um personagem instigante e oferece doses curtas de humor que devem agradar aqueles que buscam algo leve e inusitado na podosfera.

Brian Thompson, criador do podcast "Whatever Happened to Pizza at McDonald's"
Brian Thompson, criador do podcast "Whatever Happened to Pizza at McDonald's" - Michelle Groskopf/NYT
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.