Descrição de chapéu Livros jornalismo

Cartunista Laerte e jornalista Patrícia Campos Mello são indicadas a prêmio Juca Pato

União Brasileira de Escritores também selecionou nomes como Carlos Nejar e Nélida Piñon para concorrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A União Brasileira de Escritores anunciou os indicados à 58ª edição do prêmio Juca Pato nesta quinta (12). O troféu é conhecido por eleger o intelectual brasileiro do ano.

Entre os nomes indicados nesta edição, estão o escritor Carlos Nejar, a cartunista Laerte, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, a escritora Nélida Piñon e a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha.

No ano passado, Patrícia publicou "A Máquina do Ódio: Notas de uma Repórter Sobre Fake News e Violência Digital". O livro ​​​narra os ataques que a jornalista sofreu após publicar uma série de reportagens que revelavam um esquema de financiamento de notícias falsas atrelado ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro.

A jornalista Patrícia Campos Mello - Divulgação

Criado em 1962, o prêmio Juca Pato é entregue a autores que tenham publicado obras de sucesso nacional —em qualquer área do conhecimento— que contribuíram para o desenvolvimento do país e da democracia.

Nos últimos anos, a premiação condecorou nomes como o líder indígena Ailton Krenak, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Milton Hatoum.

Seu troféu traz as feições de um personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e desenhado pelo chargista Belmonte.

Os sócios da União votarão em um dos indicados entre os dias 16 de agosto e 17 de setembro. O resultado será divulgado em 23 de setembro, no site do grupo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.