Descrição de chapéu Cinema

Peter Dinklage comenta nanismo após polêmica com filme de Leandro Hassum

Ator célebre por 'Game of Thrones' afirma que a indústria está dando lugar à diversidade ainda que lentamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Leandro Hassum entrou na mira das redes sociais nos últimos dias ao lançar "Amor Sem Medida", filme da Netflix em que ele teve sua estatura diminuída digitalmente para interpretar um homem baixinho, numa trama que vem sendo acusada de promover capacitismo —discriminação contra pessoas com deficiência.

Participando de uma série de eventos para promover seu novo filme, "Cyrano", Peter Dinklage, ator com nanismo que ganhou fama ao interpretar Tyrion Lannister na série "Game of Thrones", mostrou surpresa ao saber da existência de "Amor Sem Medida" por intermédio da reportagem numa entrevista coletiva. Ao comentar o episódio, ele condenou o que vê como uma busca por lucro que, inúmeras vezes, ofende minorias.

Haley Bennett e Peter Dinklage em cena do filme "Cyrano", de Joe Wright
O ator Peter Dinklage em cena do filme 'Cyrano', de Joe Wright - Peter Mountain/Divulgação

"Eu vejo filmes do passado e, infelizmente, se algo faz dinheiro, vai ser repetido —estamos falando de uma indústria, afinal", diz ele sobre os retratos ofensivos destinados a pessoas com deficiência nas telas.

Segundo ele, por anos houve um interesse de Hollywood exclusivamente por mocinhos e mocinhas que se encaixassem num padrão de beleza. Agora, apesar de casos como o de "Amor Sem Medida", essa tendência está mudando e a indústria tem, mesmo que lentamente, buscado maior diversidade.

"Desde o nascimento do cinema, histórias românticas, pelo menos nos Estados Unidos, foram monopolizadas por pessoas brancas e bonitas. Agora nós estamos vivendo em tempos muito interessantes, porque esse não é mais o caso, o mundo está muito mais complexo e nós precisamos ouvir todas as histórias de amor", afirma.

"As pessoas bonitas não monopolizaram o amor em si. O amor é universal. Eu sei que gostamos de ir ao cinema para ver gente bonita, mas há muitas outras histórias por aí e elas precisam ser contadas. Eu acho que 'Cyrano' é uma delas. Mas é uma questão muito complicada, porque nós atores precisamos ter muito cuidado para não ofender as pessoas, e ao mesmo tempo nosso trabalho é basicamente interpretar pessoas que não têm nada a ver com a gente. Então isso gera um impasse complicado."

No novo filme, que deve chegar aos cinemas brasileiros no início do ano que vem, Dinklage assume o papel de Cyrano de Bergerac, protagonista do clássico escrito por Edmond Rostand. Originalmente, e em quase todas as montagens da peça, o personagem é descrito como um sujeito de nariz grande, o que é motivo de inadequação e frustração amorosa.

Na versão musical dirigida agora por Joe Wright, inspirada numa montagem teatral estrelada pelo próprio Dinklage, as raízes para essa frustração foram deslocadas para a baixa estatura de Cyrano, o que o ator diz ter ajudado a tornar o herói romântico mais real e relacionável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.