Atores com nanismo vão contra críticas de Peter Dinklage a 'Branca de Neve'

'Existem sete papéis de ouro para anões, e agora eles se foram por causa desse cara', disse um deles ao jornal Daily Mail

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Atores com nanismo se posicionaram contra a mudança anunciada no remake de "Branca de Neve e os Sete Anões", que alterou os papéis dos personagens dos sete anões, logo após críticas do ator Peter Dinklage, de 'Game of Thrones', ao filme.

Em uma entrevista ao podcast WTF, do comediante Marc Maron, na segunda-feira (24), Dinklage, que tem uma forma de nanismo conhecida como acondroplasia, disse que a escolha de uma atriz latina para o papel principal do filme era um "progresso", mas classificou a história, inspirada em um conto de fadas do século 19, como "atrasada".

"Dê um passo atrás e olhe para o que você está fazendo. Não faz sentido para mim. Você é progressista de uma maneira, mas ainda está fazendo uma história atrasada sobre sete anões que vivem juntos em uma caverna? O que você está fazendo, cara? Será que eu não fiz nada para gerar um avanço com meu trabalho? Talvez eu não seja barulhento o suficiente", disse ele.

Em entrevista ao Daily Mail, atores e agentes afirmaram que aceitariam papéis para os personagens que Dinklage classificou como "atrasados" com alegria, e que ele não é autoridade sobre o que a comunidade como um todo considera ofensivo.

"Peter Dinklage é provavelmente o maior ator anão de todos os tempos, mas isso não o torna o rei anão", disse Dylan Postl, que atuou em "Os Muppets", ao Daily Mail.

Em resposta às críticas de Dinklage à "Branca de Neve e os Sete Anões", a Disney afirmou que vai adotar uma abordagem diferente em relação aos personagens dos anões da história original, e que está consultando pessoas com nanismo para evitar reforçar estereótipos do filme original. Eles não detalharam quais serão essas mudanças, no entanto.

"Estamos ansiosos para compartilhar mais sobre o filme enquanto ele se dirige à fase de produção após um longo período de desenvolvimento", afirmou um porta-voz da empresa ao The Hollywood Reporter.

Ainda assim, profissionais como Dylan Postl, Jeff Brooks e Katrina Kemp ainda avaliam que a decisão da companhia trouxe mais danos a eles do que benefícios.​

"Me embrulha o estômago pensar que existem sete papéis de ouro para anões, que não conseguem papéis normais ou conseguem muito poucos, e agora elas se foram por causa desse cara", disse Brooks também ao Daily Mail.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.