Descrição de chapéu Fake News

Podcast antivacina no Spotify criticado por Neil Young já saiu do YouTube

No programa, imunologista banido do Twitter diz que população está sendo hipnotizada para acreditar nos imunizantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O programa do podcast "The Joe Rogan Experience" que motivou a saída do cantor Neil Young do catálogo do Spotify apresenta uma entrevista de três horas com um médico que traz dados falsos sobre a vacinação e a Covid-19. Apesar de permanecer online na plataforma de streaming, o vídeo já foi derrubado pelo YouTube, tanto no canal oficial do programa, como em tentativas de outros usuários de subirem o vídeo.

Joe Rogan, de 54 anos, é o apresentador do "The Joe Rogan Experience", o podcast mais bem avaliado do Spotify, que tem direitos exclusivos do programa.

As críticas ao conteúdo —que motivaram os protestos de Young— vieram de um grupo de cientistas e profissionais de saúde que, no começo de janeiro, pediam que o Spotify tirasse do ar o episódio do podcast de 31 de dezembro, uma entrevista com o médico Robert Malone.

No programa, Malone —que já teve sua conta banida do Twitter— traça paralelos entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos atuais, onde a sociedade estaria sendo "hipnotizada" para acreditar nos imunizantes e nas medidas sanitárias para combater a pandemia.

Segundo ele, o que estaria em ação é uma espécie de "psicose de formação em massa", que induziria a população a acreditar nas informações alarmantes sobre a pandemia da Covid e, daí, se tornar controlável pelos poderosos.

O imunologista americano diz ter participado de pesquisas no final dos anos 1980 que contribuíram para o desenvolvimento de vacinas de mRNA --como a de imunizantes contra Covid-19 da Moderna e da Pfizer— e se intitula o "pai" dessa tecnologia. O resultado obtido pelas vacinas, porém, é fruto de um trabalho colaborativo, ainda que Malone, graduado em medicina pela Universidade Harvard, tenha de fato feito estudos sobre o tema.

Além disso, ele já protagonizou vídeos viriais criticando a vacinação infantil, além de apontar que os imunizantes causam problemas no sistema reprodutivo.

No podcast de Rogan, Malone afirma que seu gesto é de apenas permitir que a população tire suas próprias conclusões. "Eu me esforço muito para dar às pessoas as informações e a ajudar a pensar, não dizer a elas o que pensar."

Em paralelo, o Spotify divulgou em nota que já removeu "mais de 20 mil episódios de podcasts relacionados à Covid-19 desde o início da pandemia".

"Queremos que todo o conteúdo de música e áudio do mundo esteja disponível para os usuários do Spotify. Com isso, vem uma grande responsabilidade em equilibrar a segurança para os ouvintes e a liberdade para os criadores", disse o comunicado. "Lamentamos a decisão de Neil de remover sua música do Spotify, mas esperamos recebê-lo de volta em breve."

O conflito entre a maior plataforma de áudio do mundo e Young começou na terça-feira (25), quando o músico postou uma carta em seu site endereçada a sua gravadora, o Warner Music Group, exigindo que o Spotify não tocasse mais suas músicas caso mantivesse no ar o podcast de Joe Rogan, acusado de propagar desinformação sobre a pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.