De urubus a bodes e peixes, animais em obras de arte voltam a detonar protestos

Performance recente de Nuno Ramos retoma discussão sobre os limites éticos de artistas ao lidar com bichos em trabalhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto nadavam nos aquários onde estavam expostos, sete peixinhos iam driblando ondas sonoras de vozes recitando "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust, tocando em alto-falantes submersos. Do lado de fora, um motociclista circulava pelas ruas do centro de São Paulo para gritar a palavra "tempo" num megafone.

Criada pelo artista Nuno Ramos, a performance "Perdido", que aconteceu entre o fim de janeiro e início deste mês, na Biblioteca Mário de Andrade, é mais um desses casos polêmicos em que bichos reais se transformam em obra de arte e atraem olhares curiosos, entusiastas e de reprovação.

O mesmo Nuno Ramos já fez isso antes. Em 2006, ele apresentou a instalação "Vai Vai", em que três jumentos carregavam caixas de som entre recipientes com água, feno e sal. Quatro anos depois, estampou manchetes com "Bandeira Branca", em que três urubus apareciam num viveiro, na 29ª edição da Bienal de São Paulo.

Segundo o artista, todas as vezes em que usou animais em suas obras foi uma maneira de dignificar os bichos, não de prejudicar. Mas, claro, há quem discorde.

Logo após a Biblioteca Mário de Andrade iniciar a divulgação de "Perdido" nas redes sociais, várias pessoas criticaram a dinâmica da performance e acusaram a instituição e o artista de se aproveitarem da vulnerabilidade dos peixes para uma tarefa desnecessária.

Performance 'Perdido', de Nuno Ramos, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo - Ding Musa

Diante das críticas, a biblioteca publicou uma nota em que afirmava que o bem-estar dos peixes era prioridade. "Todos os cuidados técnicos foram adotados para garantir a máxima qualidade de vida dos animais participantes. Aquaristas e biólogos foram consultados para que as condições criadas nos aquários fossem ideais", afirmava o comunicado.

Esse tipo de consulta a especialistas de animais é comum quando artistas usam bichos na arte, mas não é regra. Quando a pernambucana Juliana Notari fez a videoinstalação "Mimoso", por exemplo, não recorreu a especialistas. Exibido em 2019 no Sesc 24 de Maio, o trabalho mostra a artista sendo arrastada nua por um búfalo na ilha de Marajó, no Pará, e depois comendo o testículo cru do bicho com garfo e faca.

"A princípio, ia só filmar eu sendo arrastada pelo búfalo. Mas chegando lá, com a equipe de filmagem, descobrimos que ele seria castrado no dia seguinte. Fiquei com a informação na cabeça e decidi que levaria isso para dentro do meu trabalho", conta Notari, artista que, no ano passado, viralizou nas redes com a escultura de uma vulva gigante.

Os burricos da instalação de Nuno Ramos, montada no Instituto Tomie Ohtake - Moacyr Lopes Junior/Folhapress

O búfalo foi castrado sem anestesia, porque, segundo a artista, era exatamente o jeito que seu dono havia planejado fazer. "Foi muito duro ouvir ele gritando, uma crueldade. Enquanto artista, eu estava ali ritualizando uma cena banal do cotidiano, que se faz a torto e a direito no nosso país. Incorporei toda a energia que seria jogada ao cosmos, para o ritual", ela diz.

As reações à videoinstalação, porém, foram tão negativas que a pernambucana gravou um vídeo explicando o que a teria levado a comer os testículos, e o conteúdo passou a ser exibido junto à obra.

Há 20 anos, Notari fez a instalação "Verstehen", em que 30 jabutis passeavam por terra, bolas de cabelo humano e projeções ao redor de uma galeria de arte recifense. Ao contrário de "Mimoso", ela precisou do aval do Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mas não foi nada fácil.

Urubus na instalação 'Bandeira Branca', obra do artista Nuno Ramos, em exposição na Bienal de São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

"Na época, teve um biólogo que ficou extremamente bravo. Ele dificultava muito a situação. Foi necessária muita persistência para conseguir a autorização", diz ela. "Há muita hipocrisia quando você lida com animais no meio artístico. Não estou dizendo que a arte pode tudo. Existem, sim, limites a serem respeitados, e é para isso que serve a lei. Mas há muita hipocrisia. Eu não como carne há anos, ao contrário de muita gente que me criticou."

Hipocrisia ou não, o assunto costuma ser não só polêmico, como desperta muitas interpretações e debates. Segundo a especialista em artes visuais Maria do Carmo de Siqueira Nino, a discussão perde força, porém, quando inserida no campo virtual, com os limites das redes sociais.

Nino afirma que, como a arte é um campo de conhecimento, os valores atribuídos a determinadas obras são rodeados pelos contextos histórico e cultural vigente, o que aumenta a complexidade sobre o debate ético.

Cena do filme 'O Peixe', de Jonathas de Andrade, no qual pescadores abraçam suas presas - Reprodução

"Há séculos temos obras de arte desse tipo. Não é algo novo", diz ela. "Mas a chegada do século 20 foi muito pródiga em abrir uma gama de possibilidades de expressão artística."

A lista de obras com bichos inclui casos como "O Peixe", filme de Jonathas de Andrade com pescadores que dão um longo e demorado abraço em suas presas agonizantes, e "Comunhão", de Rodrigo Braga, em que há uma série de fotografias mostrando a cabeça do artista encostada na de um bode morto. O mesmo Braga aparece em outras obras duelando com um caranguejo e já pendurou peixes mortos em árvores.

E, mesmo quando há autorização do Ibama —o que determina uma série de protocolos—, obras com animais costumam incomodar muitos. Segundo a advogada Letícia Filpi, coordenadora do Grupo de Advogadas Animalistas Voluntárias, até mesmo o aval do órgão é ilegítimo e deveria ser repensado.

Performance do artista Rodrigo Braga com um bode - Divulgação

Segundo ela, usar animais em obras de arte é uma ação desprovida de empatia e compaixão. "Todo animal é um ser senciente, ou seja, tem sentimentos", diz ela. "Cada ser senciente deveria ter uma vida plenamente autônoma."

Ainda que criticado pelas obras com animais, Ramos afirma que acha importante a discussão sobre legitimidade dessa ação e vê nisso um processo natural da arte. "Não quero maltratar ninguém. Acho realmente importante discutir tudo isso", diz ele. "Nas minhas obras, estou, inclusive, dando ao animal justamente a possibilidade de verem sua potência simbólica."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.