Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Estrela do balé da Ucrânia morre em invasão da Rússia a Kiev

Artyom Datsishin era o principal dançarino da Ópera Nacional da capital ucraniana e foi ferido no começo da invasão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O bailarino ucraniano Artiom Datsishin morreu nesta quinta (17), aos 43 anos, três semanas após ser ferido no ataque das tropas russas a Kiev em 26 de fevereiro.

Fotografia com dois bailarinos um homem e uma mulher
Bailarino Artyom Datsishin, o principal nome do balé ucraniano - Reprodução/Facebook - Tatyana Borovik

Ele estava internado no hospital desde a invasão. A morte foi confirmada por Tatiana Borovik, próxima de Datsishin, nesta quinta-feira pelo Facebook.

"Adeus, meu caro homem! Não consigo expressar a dor no meu coração que está a me esmagar! Em memória amorosa de ti", escreveu ela.

Principal bailarino da Ópera Nacional de Kiev, com turnês realizadas na Europa e nos Estados Unidos, Datsishin atuou nos papéis principais de peças aclamadas como "Lagos dos Cines", "O Quebra-Nozes", "Bela Adormecida" e "Romeu e Julieta".

Coreógrafo russo e ex-diretor do balé Bolshoi, Alexei Ratmanski foi um dos nomes do balé mundial que lamentou a morte de Datsishin. "Artyrom Datsishin, o principal dançarino da Ópera Nacional da Ucrânia morreu hoje em Kiev por ferimentos recebidos em 26 de fevereiro sob a artilharia russa. Ele era um lindo dançarino amado por seus colegas. Uma dor insuportável", escreveu em sua conta no Instagram nesta quinta.

O diretor da Ópera Nacional da Ucrânia, Anatoli Sovovianenko, também se manifestou: "Morreu nosso colega, um artista maravilhoso, um famoso solista da companhia de balé."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.