Descrição de chapéu Folhajus

Ed Sheeran vence batalha por direitos autorais de 'Shape of You'

Músico britânico havia sido processado por supostamente ter copiado trechos da canção 'Oh Why', de Sami Chokri

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O cantor britânico Ed Sheeran ganhou o caso de direitos autorais no Supremo Tribunal de Londres nesta quarta-feira, 6, no caso sobre o refrão de seu mega sucesso de 2017 "Shape Of You" ter sido retirado de outro artista.

Sheeran estava envolvido em uma batalha judicial com o artista de grime —um tipo de música que une batidas de hip hop com música eletrônica— Sami Chokri, que se apresenta como Sami Switch, e o produtor musical Ross O'Donoghue, que tinham argumentado que "Shape of You" tinha infringido "linhas e frases particulares" de sua canção "Oh Why", de 2015.

O músico Ed Seeran chega ao tribunal que decide sabre os direitos atorais da música 'Shape of You', em Londres - Phil Noble/Reuters

"Embora haja semelhanças entre o gancho "OW (Oh Why)" e a frase "OI (Oh I)", também há diferenças significativas", concluiu o juiz, Antony Zacaroli. "Estou convencido que o senhor Sheeran não copiou subconscientemente 'Oh Why' na criação de 'Shape of You'".

O hit de Ed Sheeran se tornou a música mais vendida em todo o mundo em 2017 e teve mais de 5,6 bilhões de visualizações no YouTube.

Ed Sheeran disse, após vencer o caso de "Shape of You", que reivindicações maliciosas de direitos autorais contra compositores estão se tornando muito comuns e estão atrapalhando a indústria da música.

"Eu acho que isso está ficando cada vez mais comum agora e está se tornando uma cultura em que reivindicações são feitas com a ideia de que um acordo será mais barato que levar o caso para o tribunal, ainda que não haja embasamento para a reivindicação", escreveu Sheeran no Twitter nesta quarta (6).

"É realmente prejudicial para a indústria da composição de canções", ele afirmou. "Há apenas tantas notas e muitos poucos acordes usados na música pop, a coincidência está fadada a acontecer. Eu só quero dizer: 'Eu não sou uma entidade, não sou uma corporação, sou um ser humano, um pai, um marido e um filho'. As ações judiciais não são uma experiência agradável e espero que esta decisão signifique que, no futuro, reclamações sem fundamento como esta possam ser evitadas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.