Descrição de chapéu Artes Cênicas

Morre Hugo Rodas, diretor uruguaio que mudou a cena do teatro de Brasília

Artista, vítima de complicações de um câncer, era também ator, coreógrafo e professor emérito da Universidade de Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O diretor de teatro, ator e coreógrafo uruguaio Hugo Rodas morreu, aos 82 anos, nesta quarta (13), após sofrer complicações de um câncer. É o que informa uma nota publicada pela UnB, a Universidade de Brasília, onde o artista era professor emérito.

Conhecido por montagens de sucesso como "O Olho da Fechadura", "Arlequim: Servidor de Dois Patrões" e "Os Demônios", Rodas foi um nome de destaque na cena teatral brasiliense.

homem sorri em foto preto e branco
O uruguaio Hugo Rodas Docente - UNB

Fundador do Teatro Universitário Candango, ligado à UnB, o artista criou o Grupo Pitu —um marco na cena teatral brasiliense— nos anos 1970 e trabalhou ao lado de nomes como Zé Celso, do Teatro Oficina, Antônio Abujamra, um dos pioneiros da técnica brechtiana no país, e Denise Stoklos, fundadora do chamado teatro essencial.

"Perdemos um mestre do palco, um criador inquieto movido pela força dos movimentos corporais. Foram mais de quatro décadas e meia formando intérpretes nos palcos e em salas de aula prontos para ocupar teatros do mundo", disse Bartolomeu Rodrigues, chefe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em nota.

O artista, que nos últimos anos vinha se dedicando especialmente à carreira acadêmica, ganhou prêmios como o do Serviço Nacional do Teatro, em 1977, por "Os Saltimbancos", e o Shell, em 1997, pela codireção de "Dorotéia".

A Folha ​tentou contato com o hospital onde Rodas estava internado para saber informações sobre velório e sepultamento do corpo, mas até o momento desta publicação ​não obteve retorno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.