Descrição de chapéu Cinema

Governo muda classificação de filme com Van Damme 30 anos depois do lançamento

'O Grande Dragão Branco' passa a não ser recomendado para menores de 14 anos, diz Diário Oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública alterou a classificação indicativa da comédia "Um Time Muito Louco" e do filme de pancadaria "O Grande Dragão Branco" em dois despachos publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira —o primeiro filme passou de livre para não recomendado para menores de 12 anos, e o segundo, de não recomendado para menores de 12 anos para não recomendado para menores de 14 anos.

Disponível na Netflix, "Um Time Muito Louco" 'é uma comédia de 1998 sobre o sucesso do time de beisebol Cleveland Indians, estrelando Charlie Sheen. Segundo a publicação no Diário Oficial, a nova recomendação indicativa se dá porque o filme apresenta violência branda, linguagem imprópria e drogas ilícitas.

cena de o grande dragão  branco (1988)
Cena de 'O Grande Dragão Branco' - Reprodução

"O Grande Dragão Branco", parte do catálogo do Globoplay, é um filme de ação com Claude Van Damme no elenco e foi lançado originalmente em 1988. Sua classificação, definida à época para os mercados de cinema e TV, foi livre num primeiro momento e então alterada em 1992 para não recomendado para menores de 12 anos. Ou seja, o governo está alterando a classificação etária de um filme definida há 30 anos.

O Diário Oficial desta terça afirma que "O Grande Dragão Branco" tem conteúdo violento frequente e relevante, para justificar a nova classificação. A alteração se deu por "denúncia de cidadão", diz a publicação, que recomenda ainda que o filme seja exibido na TV aberta somente após às 21h.

As alterações vêm na esteira de uma tentativa de censura do Ministério da Justiça ao filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola". A comédia com Danilo Gentili foi acusada de promover a pedofilia pelo ex-secretário especial da Cultura, Mario Frias, e por outros perfis bolosnaristas de influência. O governo primeiro tentou barrar a exibição do longa nas plataformas de streaming, para em seguida alterar sua classificação de 14 para 18 anos.

É uma prerrogativa do Ministério da Justiça alterar as indicações etárias de filmes e produções audiovisuais, mas não a de censurar ou tentar impedir a exibição de um longa, segundo diversos juristas. As classificações etárias são feitas com base em um manual atualizado de tempos em tempos e usado pela indústria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.