Descrição de chapéu Cinema

Fala homofóbica em 'Homem-Aranha' é tirada do ar por canal de TV britânico

Emissora ITV cortou trecho em que o Peter Parker interpretado por Tobey Maguire fazia piada com roupa de seu oponente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O canal de televisão britânico ITV levou ao ar o filme de 2002 do "Homem-Aranha", dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, sem uma frase de um diálogo que continha uma piada de teor homofóbico, em transmissão realizada neste sábado (23), informou o portal de notícias Variety.

O trecho suprimido da transmissão ocorre quando, ainda na primeira metade do longa, o personagem Peter Parker entra em um ringue de luta livre tendo seus superpoderes recém-descobertos.

"Que roupa mais fofa. Foi seu marido que te deu?", Peter Parker diz a seu oponente. A emissora censurou o segunda segunda frase dita pelo personagem, que afirma apenas: "Que roupa mais fofa".

Homem-Aranha do Tobey Maguire
O ator Tobey Maguire em cena do filme 'Homem-Aranha', de 2022 - Divulgação

"Nós consideramos cuidadosamente a adequação do conteúdo que veiculamos bem como a linguagem usada, a fim de assegurar que se alcancem as expectativas da audiência, especialmente quando visamos às famílias", afirmou a ITV em resposta à Variety.

A supressão desse trecho no filme do herói da Marvel ocorre num momento em que a indústria cinematográfica americana tem sido censurada em certos países que buscam justamente o contrário —retirar cenas e diálogos com conteúdo LGBTQIA+.

É o que ocorreu com o novo filme da Marvel, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", que foi banido de países árabes como Arábia Sudita, Qatar e no Kuwait por causa de uma personagem lésbica.

Na China, o filme "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", do universo Harry Potter, teve um diálogo com referências a um relacionamento homoafetivo removido pelo estúdio Warner Bros. na ocasião de seu lançamento. "Nós queremos que a audiência de todo o mundo possa ver e apreciar esse filme, e é importante para nós que os chineses tenham essa experiência também, apesar dessas edições menores", afirmou o estúdio em comunicado.

A versão do super-herói filmada por Sam Raimi celebra o 20° aniversário este ano, e Tobey Maguire teve sua atuação relembrada em "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", o mais recente filme da franquia estrelado por Tom Holland e que foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 1 bilhão. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.