Quem é a artista que pinta Bolsonaro com anjos e Lula com mamadeira de cachaça

Lucimary Billhardt ganha sucesso nas redes sociais e tem quadro em live do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma artista está ganhando notoriedade nas redes sociais por suas pinturas supercoloridas de personalidades da direita, como o presidente Jair Bolsonaro e o empresário Elon Musk, misturadas a símbolos religiosos como pombas da paz e anjos.​

No dia 17 de março, Bolsonaro exibiu um quadro de Lucimary Billhardt durante sua live semanal. Ela afirmou ao jornal O Globo ter procurado a Força Aérea Brasileira, a FAB, para enviar o quadro para Brasília a partir do Rio de Janeiro, onde mora.

Segundo contou, o custo de enviar por correio seria muito caro, pois a pintura precisaria de uma embalagem especial. Seu pedido foi atendido uma semana depois, dado que o quadro chegou a Brasília em um voo da FAB.

Depois da live, ela pintou um avião da FAB voando próximo ao Corcovado, com o Cristo Redentor em destaque.

Religiosa e apoiadora ferrenha do presidente, Billhardt tem menos de 2.000 seguidores no Instagram, rede na qual posta com frequência suas telas, mas mais de 5.000 no Twitter, dentre os quais o próprio Bolsonaro e o ex-chefe da Lei Rouanet, André Porciuncula.

No Facebook, além de artista ela também se define como bailarina clássica. Sua admiração pela direita parece virar desprezo pela esquerda. Uma de suas pinturas retrata Lula, com uma figura do diabo em uma orelha, bebendo de uma mamadeira com o rótulo "51", uma referência à cachaça de mesmo nome.

Seu léxico conta também com pinturas de ícones americanos, a exemplo do ex-presidente Donald Trump e da estátua da Liberdade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.