Coleção Folha traz ligação inclassificável de Paul Klee com a natureza e suas flores

'A Liberdade Criadora', dedicado à trajetória do artista, mostra um criador irredutível a qualquer escola da história

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São Paulo

Nem cubista, nem surrealista, nem figurativo, nem abstrato. O que a Coleção Folha Grandes Pintores traz em seu 12º volume, "A Liberdade Criadora", dedicado à trajetória de Paul Klee, é um artista que permanece inclassificável, irredutível a qualquer escola da história.

Obra de Paul Klee
Obra de Paul Klee em mostra no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. - Divulgação


O pintor, que nasceu na Suíça mas se naturalizou alemão, sempre teve a natureza como modelo e a considerava condição sine qua non da existência humana. Em suas telas, ele explorou desde temas voltados a naturezas-mortas, como se vê em "Natureza-Morta com Quatro Maçãs", de 1909, até templos, cúpulas e ruas, como no quadro "Em Frente a Uma Mesquita em Túnis", de 1914.

As flores, em muitas das suas obras, foram o material central da sua criação, a exemplo de "Três Campânulas Brancas", de 1920, e "Flor de Outono", de 1922.

Na conhecida pintura "Senecio", de 1922, na qual Klee procura conciliar a geometria do círculo e do quadrado, o título é o nome em latim de um gênero de planta caracterizado por uma floração com forma de bola branca, muito parecida com a do dente-de-leão.

A coleção também enfatiza o período no qual Paul Klee se deteve sobre o tema da água. Em um ano particularmente prolífico, no qual ele produziu cerca de 260 obras, muitas foram inspiradas por esse motivo.

Capa do 12º volume da Coleção Folha Grandes Pintores
Capa do 12º volume da Coleção Folha Grandes Pintores, 'Paul Klee: A Liberdade Criadora' - Divulgação


Filho de musicistas, o pintor também era um violonista aplicado. Não à toa, na sua pintura, o gesto musical encontra muitas vezes o gesto pictórico.

Fascinado pela espontaneidade das obras das crianças, Klee classificava seus desenhos de infância entre suas realizações mais significativas.

Muitas de suas telas revelam também aspectos fantasiosos e sarcásticos. A sátira, para ele, era um modo de expressão capaz de afirmar valores elevados e, ao mesmo tempo, apresentar um ponto de vista crítico sobre o mundo.

Bem-humorado, o artista chegou a declarar "ninguém precisa ironizar à minha custa, eu mesmo me encarrego disso".


COMO COMPRAR

Site da coleção

Telefone: (11) 3224-3090 (Grande São Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)

Frete grátis SP, RJ, MG e PR (na compra da coleção completa)

Nas bancas por R$ 22,90 o volume

Coleção completa: R$ 687; lote avulso (com seis volumes): R$ 134,70

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