Entenda como lendas do Saci e do Bumba-Meu-Boi foram criadas e fizeram sucesso

Coleção Folha sobre o folclore do país chega às bancas neste domingo com ideia de ensinar essas histórias aos jovens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo, as crianças poderão conhecer as histórias que culminaram nas lendas do Saci e do Bumba-Meu-Boi. Os dois primeiros volumes da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças chegam às bancas e livrarias trazendo uma parte do legado da tradição oral nacional.

Com organização e seleção de Rosane Pamplona, a escritora Laiz B. Carvalho reconta algumas das muitas histórias que formaram a lenda do Saci, uma figura que vive para fazer pequenas travessuras sempre usando uma carapuça vermelha e pulando numa perna só.

Nesse primeiro livro, as ilustrações, que ficam a cargo de Cris Eich, transportam os pequenos leitores para o mundo fantástico desse personagem que muitas vezes era usado como bode expiatório para os desastres e contratempos da vida no campo.

Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças traz a história da Iara
Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças traz a história da Iara - Divulgação

O Saci era sempre culpado pelo sumiço de objetos nas casas ou ainda levava a fama pelos erros das cozinheiras —trocar sal por açúcar, queimar o feijão e derrubar água no chão sempre caíam nas
costas do personagem.

O volume sobre o Saci também ensina brincadeiras como amarelinha e pular elástico. Na compra do primeiro livro da série, o segundo, sobre o Bumba-Meu-Boi, é grátis. O livro assinado por Januária Cristina Alves conta a história mais famosa da lenda do personagem —as aventuras de Mãe Catirina e Pai Francisco e do boi que veio do Egito.


As ilustrações de Weberson Santiago ajudam a criar a história da mulher grávida e de seu marido. Pai Francisco, por causa de um desejo de sua mulher, acabou matando o boi mais bonito da fazenda de seu patrão. Tendo o animal como tema, essa edição também ensina cantigas tradicionais como do "Boi da Cara Preta" e parlendas, como são conhecidos os pequenos versos com temática infantil.

Os dois primeiros livros também são uma ferramenta de aprendizado para os pequenos, já que ensinam essas histórias populares. As lendas do Saci e do Bumba-Meu-Boi, como mostram esses volumes, partem da cultura popular para dela reter e construir pensamentos, desenvolver a sensibilidade artística e o juízo moral.

A título de exemplo, a lenda do Bumba-Meu-Boi também fala sobre perdão após um erro cometido. Todos os livros também estão disponíveis para compra pela internet e foram pensados com a ideia de estimular a imaginação a partir da contação dessas histórias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.