Descrição de chapéu Livros

Livraria Megafauna promove 'Temporada Contra a Tirania' com intervenções cênicas

Até o fim de outubro, 12 atores vão encenar trechos de oito livros que refletem sobre abusos praticados ontem e hoje

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A livraria Megafauna lança neste sábado seu ciclo de eventos para 2022, batizado de "Temporada Contra a Tirania". Os encontros, que ocorrem sempre aos sábados à tarde na capital paulista, não se limitam a mesas de debates, mas ganham nesta edição um caráter interativo com o público.

Até 29 de outubro, oito livros serão discutidos em intervenções cênicas feitas pelo grupo Teatro de Encruzilhada, com direção de Camila Mota e Cafira Zoé. Durante a semana, a livraria vai estimular o debate com os leitores, por meio de suas redes sociais.

Vitrine da Livraria Megafauna no Centro de São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

Segundo a livreira Rita Palmeira, a ideia de iniciar a temporada na semana do bicentenário da Independência agrega um tom político ao evento, mas a ideia é fugir de interpretações mais imediatas, explorando as diversas formas de tirania. "Vamos falar do que acontece no Brasil sem realmente falar do Brasil. Temos a ideia de trazer uma proposta mais lúdica e divertida", ela afirma.

Entre os livros que serão debatidos está a peça "Ricardo 3º", de 1597, de William Shakespeare, "A Tragédia do Rei Christophe", de 1963, do escritor, dramaturgo e poeta Aimé Césaire, "Antígona", tragédia de Sófocles escrita por volta de 442 a.C, "Ubu Rei", de 1896, de Alfred Jarry, "O Reizinho Mandão", publicado em 1978 por Ruth Rocha, "As Aventuras do País das Maravilhas", escrito em 1865 pelo inglês Lewis Carroll, "Só Nós: Uma Conversa Americana", publicado no ano passado pela americana Claudia Rankine e "O Bem-Amado", clássico de 1962 de Dias Gomes.

"Vamos do grave ao brincalhão, passando pelo farsesco, examinando personagens tirânicos'", diz Palmeira. "Daremos atenção ao público infantil, com algumas obras direcionadas a esse público, e vamos abordar a temática antirracista, assim como fazemos quando montamos a vitrine da nossa livraria."

Mota e Zoé afirmam que as intervenções buscam fugir da mera encenação das obras. Um grupo de 12 artistas organizará jogos no ambiente externo do edifício Copan, que abriga a livraria. As diretoras avaliam que a interação ficará ainda mais rica, com o diálogo do público de bares e restaurantes da região.

"Vamos colher o grão de cada dramaturgia, embora nem todos os livros sejam peças, e, a partir do tema, desenvolveremos o trabalho", afirma Mota. "Cada um dos livros tem uma forma de se relacionar com a tirania. Se 'Antígona' fala sobre o assunto de forma direta, podemos examinar essa maneira de exercer o poder na Rainha de Copas, de 'Alice no País das Maravilhas'."

Já é a terceira edição desse evento na Megafauna, que abriu em novembro de 2020. Os eventos passados foram chamados "Temporada no Inferno" e "Temporada no Futuro".

Temporada Contra a Tirania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.