Mestre Ambrósio, ícone do manguebeat, vai se reunir para shows após 18 anos

Sem tocar junto desde 2004, grupo comandado por Siba traz formação original para celebrar os 30 anos de sua criação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das bandas formadas em meio ao movimento manguebeat, o Mestre Ambrósio vai se reunir para shows pela primeira vez em quase 20 anos. O grupo tem sete apresentações marcadas, em São Paulo e em Pernambuco, entre novembro deste ano e janeiro de 2023.

A banda Mestre Ambrósio, formada por Siba, Eder “O” Rocha, Helder Vasconcelos, Cassiano, Mazinho Lima e Mauricio Bade
A banda Mestre Ambrósio, formada por Siba, Eder 'O' Rocha, Helder Vasconcelos, Cassiano, Mazinho Lima e Mauricio Bade - José de Holanda/Divulgação

Os shows, revelados nesta sexta (30), marcam as celebrações de 30 anos da banda e também do próprio manguebeat. O repertório das apresentações é centrado nos três álbuns do grupo —"Mestre Ambrósio", de 1996, "Fuá na Casa de Cabral", de 1999, e "Terceiro Samba", de 2001.

Comandado por Siba, na voz, guitarra e rabeca, o Mestre Ambrósio reúne sua formação original, que conta também com Eder "O" Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de oito baixos, percussão), Cassiano (voz e percussão) Mazinho Lima (baixo) e Mauricio Bade (percussão). O reencontro da banda também marca o relançamento de seu primeiro álbum, autointitulado, em vinil.

Formado no Recife em 1992, o Mestre Ambrósio tem esse nome como uma homenagem a uma personagem do folguedo Cavalo Marinho, tradicional na zona da mata na região norte de Pernambuco. Dentre os artistas do manguebeat, é uma das bandas com maior ligação aos ritmos locais, incluindo maracatu, coco, caboclo e forró, além das influências de rock, jazz e da música árabe.

O Mestre Ambrósio, que não faz um show desde 2004, estreia a turnê de reunião nos dias 4, 5 e 6 de novembro no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Depois, em dezembro, se apresenta nas unidades Jundiaí (dia 16), Sorocaba (17) e Itaquera (18) do Sesc, e no dia 7 de janeiro sobe ao palco do Clube Português do Recife, no reencontro com sua cidade de origem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.