Descrição de chapéu Obituário hilary mantel (1952 - 2022)

Morre Hilary Mantel, mestre da ficção histórica e autora da série 'Wolf Hall', aos 70

Escritora recebeu o prêmio Booker duas vezes e era um dos maiores nomes da literatura britânica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A escritora britânica Hilary Mantel morreu nesta quinta-feira aos 70 anos, segundo anunciou a editora HarperCollins, que a publica em seu país. A causa não foi especificada, mas o comunicado diz que ela morreu de forma repentina e tranquila.

Mantel era considerada uma das principais autoras de língua inglesa, tendo recebido duas vezes o prêmio Booker, maior distinção literária do idioma, pelos dois primeiros livros da série "Wolf Hall". Foi a primeira mulher premiada duplamente com o troféu.

hilary mantel segura prêmio
A escritora Hilary Mantel, com reconhecimento concedido pelo então príncipe Charles no Palácio de Buckingham em 2015 - Philip Toscano - 6.fev.2015/Reuters

A trilogia, composta por "Wolf Hall", "Tragam os Corpos" e "O Espelho e a Luz" —que acabou sendo a última obra lançada por Mantel em vida, em 2020—, foi editada no Brasil recentemente pela Todavia.

Os livros tornaram Mantel referência absoluta no campo da ficção histórica ao engendrar a história de Thomas Cromwell, primeiro-ministro do rei Henrique 8º no século 16, com vigor de romance.

A Record já havia trazido outros livros da autora ao país, como "Além da Escuridão" e "O Assassinato de Margaret Thatcher", além do volume que abriu sua trilogia mais famosa.

Mantel recebeu a ordem do Império Britânico pela sua contribuição à literatura e frequentava a lista de autores "nobelizáveis" há anos. Escreveu ao todo 12 romances, duas coletâneas de contos e um livro de memórias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.