Descrição de chapéu Rock in Rio

Rock in Rio festeja Elza Soares em clima de polarização das eleições

Cantora do milênio ganhou homenagem de tom político, com representatividade e discurso antirracista durante o festival

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Elza Soares renasceu nesta tarde de garoa do último dia do Rock in Rio, no palco Sunset. Consagrada como a voz do milênio em 1999, a cantora foi homenageada num tributo emocionante, conduzido por Majur, Agnes Nunes, Caio Prado, Mart’nália, Gaby Amarantos e Larissa Luz.

Show em homenagem a Elza Soares, no palco Sunset - Eduardo Anizelli/Folhapress

"Elza Soares foi até o fim do mundo para começar tudo outra vez", disse Luz, que encarnou a cantora num musical de 2018. "Seu canto é uma peça de acalento que não nos deixa sucumbir e nos diz o tempo inteiro 'não ouse desistir'. Agora só nos resta agradecer."

"Power! Elza Vive, Um Show em Homenagem a Elza Soares" teve um público pequeno –possivelmente devido ao clima nublado–, mas empolgado. Músicas como "A Carne", "Volta por Cima", "Comportamento Geral", "Malandro" e "Maria da Vila Matilde" estiveram na setlist.

Gaby Amarantos usava um vestido estampado com o rosto de Elza e carregava sobre os ombros camadas de tule preto bufante. Num momento descontraído, a cantora deu um selinho em Mart’nália, que levou samba ao palco.

Em "Se Acaso Você Chegou", a filha de Martinho da Vila fez ainda passes de capoeira, celebrando a cultura afro-brasileira, ao som afiado de cuícas, tambores e pandeiros.

Como uma passista de escola de samba, Majur foi ovacionada pelo público quando sambou em "Salve a Mocidade". Em vários momentos, ela entoou o coro "Elza vive."

Nunes levou à apresentação um tom de delicadeza, endossado pelos vocais agudos, e pôs o público para dançar, enquanto Caio Prado brincou com estereótipos de gênero e fez um aceno à polarização política do país. Sua roupa se dividia ao meio –uma parte era um vestido vermelho, e a outra, um uniforme da seleção brasileira de futebol.

"O Brasil merece dias melhores sem fome, com saúde e educação", disse o cantor, que também celebrou "as baixas pretas, trans, lésbicas e toda a diversidade" e cantou sua "Não Recomendado".

"Elza Soares representava a inclusão. Quero cantar a resistência do samba e com amor para que nossa rainha possa ouvir. Vamos emanar esperança para um país feliz de novo", afirmou Prado.

Nessa mesma linha política, Luz pediu para que o público cuide das pessoas pretas brasileiras. O tributo ainda lembrou que o rock n'roll é um gênero de origens negras.

Durante o show todo, fotos da homenageada invadiam o telão. No início da apresentação, um vídeo da cantora falando sobre feminismo também foi exibido.

Num dos momentos mais emocionantes, ao som de "Banho", Luz pediu que o público erguesse as mãos para vibrar em comemoração do legado da intérprete. O show encerrou ao som do hit "A Mulher do Fim do Mundo", fazendo a plateia toda gritar o pedido de Elza Soares para que a deixassem cantar até o fim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.