Descrição de chapéu Televisão

Como Jade Picon enriqueceu na juventude e foi de vilã do BBB a queridinha da Globo

Influenciadora digital atravessou polêmicas para estrear como atriz em 'Travessia', nova novela das nove, de Gloria Perez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Jade Picon vai voltar às telas da Globo sete meses depois de ser eliminada do Big Brother Brasil. Agora, ela não está mais confinada e vai ter a oportunidade de admirar a si mesma na televisão, como fez quando assistiu ao comercial dedicado a Chiara, sua personagem na novela "Travessia", que estreia nesta segunda-feira. Extasiada, ela gritou, pulou e deu soquinhos no ar num vídeo compartilhado nas redes sociais.

É a empolgação de uma novata que furou a fila e vai dar início à carreira de atriz no horário mais nobre da principal emissora do país, depois de virar a nova queridinha da Globo e de Gloria Perez, debaixo de tantos holofotes quanto os protagonistas do folhetim.

Jade Picon interpreta Chiara em 'Travessia', nova novela das nove da Globo
Jade Picon interpreta Chiara em 'Travessia', nova novela das nove da Globo - João Miguel Jr./Divulgação

Picon quase foi expulsa de "Travessia" por não ter registro profissional de atuação, o DRT, ao ser boicotada tanto pelo sindicato da área quanto por parte dos espectadores, que encheram suas redes sociais e as da Globo de críticas. Foi um mês de negociações até que o sindicato autorizasse sua participação na novela, com a condição de que ela tivesse 5% de seu salário descontado, segundo Hugo Gross, presidente da entidade.

"Sempre quis atuar. Admiro muito a profissão", diz Picon, rodeada por maquiadores e cabeleireiros num camarim do Projac, na zona oeste do Rio de Janeiro, pouco antes de o barulho do secador atrapalhar a entrevista.

Chiara é uma riquinha mimada filha de um empresário chamado Guerra, papel de Humberto Martins, que se envolve com Ari, interpretado por Chay Suede. Ari está prestes a se casar com Brisa, a personagem de Lucy Alves, quando faz uma viagem para o Rio de Janeiro e conhece a moça.

Apesar de ser secundária, a personagem de Picon ganhou um comercial de um minuto e o mesmo destaque do trio protagonista nos cartazes de divulgação da novela. Nada diferente do que ela está acostumada na vida real.

Picon, hoje com 21 anos, cresceu no centro das atenções. Começou a trabalhar ainda no carrinho de bebê como modelo fotográfica, o que fez até os sete anos, antes de criar suas redes sociais por insistência do irmão, Leo Picon, que também virou influenciador digital.

Na adolescência, conquistou milhões de seguidores, fez publicidade para empresas do porte da Adidas e criou até uma marca de roupas. Compartilhando o dia a dia na academia, a vida fashionista e dando dicas de autoajuda, Picon enriqueceu rápido.

No BBB, depois de declarar que doaria o prêmio caso saísse vencedora, ela fez questão de frisar que sua independência financeira veio aos 13 anos. O comentário foi malvisto pelos espectadores, que a chamaram de arrogante.

As discussões sobre sua fortuna, cujo valor ninguém sabe qual é, a incomodam. "Muita gente acha que meus pais me bancavam, mas é totalmente diferente disso", afirma. Carlos Picon, seu pai, é dono de uma empresa que vende mármore e granito.

Mas foi justamente a fama de riquinha a sua catapulta no BBB. Ela conquistou o público ao varrer a casa e espremer uma laranja como se fosse pela primeira vez. O afeto caiu em ruínas quando ela liderou uma cruzada contra Arthur Aguiar, o vencedor do programa.

Nas redes sociais, Picon foi chamada até de insuportável, mas não foi cancelada —o maior medo de todos os participantes depois da edição com Karol Conká. Ela diz que se empenhou para isso. "Sabia que não teria nenhuma fala problemática. Fui muito criticada, mas, a partir do momento em que o reality acabou, o que poderiam falar do meu caráter?"

Ainda assim, Picon foi eliminada do BBB com 84,93% de rejeição, uma das maiores do programa, perdendo sua vaga na final para Aguiar. Hoje, no entanto, os papéis se inverteram. Passado o prazo de validade de sua trajetória de herói oprimido, Aguiar fracassou ao tentar ser cantor e sumiu dos holofotes. Picon, por outro lado, ganhou cerca de 8 milhões de seguidores no Instagram, entre eles Gloria Perez.

A autora, que só aceitou conversar com a reportagem por email, não foi muito clara ao ser questionada sobre o que chamou a sua atenção em Jade Picon. "Acontece de a gente ver uma pessoa e sentir que ali pode ter alguém a olhar com atenção", afirmou.

Depois de ser entrevistada, Picon gravou cenas simples, mas parecia empenhada. Mal piscava enquanto observava Humberto Martins e Cássia Kis contracenarem, como se estivesse numa sala de aula. A julgar pelos comerciais, ela parece se sair bem como Chiara. A personagem, afinal, não tem uma realidade tão distante da sua.

A reação do público ainda é desconhecida, mas o elenco e a produção da novela são só elogios. Chay Suede diz que está aprendendo muito ao seu lado, e Mauro Mendonça Filho, o diretor, afirma que ela tem ido bem nas gravações.

Fato é que, independentemente de sua performance, Picon deve fazer a Globo lucrar muito. Rica, a personagem pode ser a desculpa perfeita para "Travessia" exibir ações de publicidade. Já no terceiro capítulo da novela, Chiara vai fazer propaganda de produtos de beleza.

Mas Picon pede que ninguém espere perfeição dela. "É meu primeiro trabalho. Estou aprendendo. É só você pegar os primeiros trabalhos de atores e atrizes que verá uma evolução, e é isso que vai acontecer comigo", diz.

"Já sofri muito com a internet. Estou vivendo o maior sonho da minha vida. Como posso deixar críticas e dúvidas alheias me atrapalharem?", afirma, pouco antes do fim da entrevista, que termina a 20 minutos de ela ir para o set de filmagem. É o tempo de que precisa para se despir da milionária que é na vida real e incorporar a que é na ficção.

O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da Globo

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, o Projac, onde estão os estúdios da Globo, fica na zona oeste do Rio de Janeiro, e não na norte. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.