Morre Loretta Lynn, grande estrela da música country americana, aos 90 anos

Filha de um operário de minas de carvão, cantora ganhou três prêmios Grammy e lançou mais de 60 álbuns na carreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Loretta Lynn, estrela da música country americana, morreu nesta terça-feira, aos 90 anos, em sua casa no estado de Tennessee, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela família da cantora à Associated Press, que não divulgou a causa da morte.

"Nossa querida mãe, Loretta Lynn, morreu pacificamente na manhã de hoje, 4 de outubro, enquanto dormia em casa em seu amado rancho em Hurricane Mills", diz o comunicado.

A cantora Loretta Lynn em foto de 2014 - AFP

Nascida na zona rural do estado americano de Kentucky em 1932, Lynn era filha de um operário de minas de carvão, o que inspirou uma de suas canções mais marcantes, "Coal Miner's Daughter", de 1970. Ela começou a carreira em 1960, com a música "I'm a Honky Tonk Girl", fazendo sucesso depois com "Don’t Come Home a Drinkin’ (With Lovin’ on Your Mind)".

Lynn cantava sobre desilusões amorosas e também sobre a vida na pobreza, com personagens femininas em destaque. Em quase 60 anos de carreira, ela gravou mais de 60 álbuns e chegou ao topo da parada americana de country 16 vezes. Também ganhou três prêmios Grammy, em 18 indicações, e foi homenageada pela premiação em 2010.

Ela ficou conhecida não só por sua música, mas também pela história de vida, como um símbolo de resiliência na zona rural americana. Lynn se casou aos 15, virou mãe aos 16 e avó logo depois dos 30. Oliver Lynn, o marido com quem ela ficou casada até a morte dele, em 1996, era mulherengo e a traía, além de estar por trás da ascensão dela na música.

Essa história foi retratada primeiro na autobiografia "Coal Miner’s Daughter", de 1976, e depois no filme "O Destino Mudou Sua Vida", de 1980. O longa recebeu sete indicações ao Oscar, com a protagonista Sissy Spacek, no papel de Lynn, ganhando a estatueta de melhor atriz pelo papel.

Entre as músicas mais conhecidas de Lynn estão "I'm a Honky Tonk Girl", "Fist City", "Coal Miner's Daughter", "You’re the Reason Our Kids Are Ugly", "You Ain’t Woman Enough" e "Louisiana Woman, Mississippi Man".

A partir dos anos 1980, Lynn se dedicou mais às turnês, lançando menos álbuns. Ela ressurgiu em 2004, quando Jack White, ex-guitarrista e vocalista dos White Stripes, produziu seu álbum "Van Lear Rose". A obra teve um bom desempenho nas paradas de sucesso, assim como "Full Circle", de 2016. Seu último lançamento foi "Wouldn’t It Be Great", de 2018.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.