Descrição de chapéu Maratona

Veja 8 filmes para celebrar os 80 anos de Martin Scorsese

Edição da newsletter Maratonar traz dicas de produções do diretor disponíveis no streaming

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

8 títulos para celebrar os 80 anos de Martin Scorsese

Nascido em 17 de novembro de 1942, Martin Scorsese é um dos principais diretores do cinema americano, com títulos dos anos 1970 ou 1980 ou 1990… que continuam relevantes.

Curiosamente, o filme que finalmente deu o Oscar ao diretor, "Os Infiltrados" (2006), não integra o catálogo de nenhum streaming (é preciso alugá-lo para ter acesso).

Outros títulos renomados também estão ausentes, como "Caminhos Perigosos" (1973) ou "Cabo do Medo" (1991). E este escriba propositadamente deixou "O Irlandês" de fora (não vamos falar sobre isso). Ainda assim, o streaming traz importantes obras do cineasta apaixonado por Nova York, incluindo uma divertida série documental.

O cineasta Martin Scorsese e a humorista Fran Lebowitz em cena da série "Faz de Conta que NY É uma Cidade", da Netflix - Divulgação

Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976)

Robert de Niro interpreta o solitário motorista de táxi que sofre de insônia e trabalha por horas e horas nas noites de uma decadente Nova York nos anos 1970. Depois de levar um fora de uma assistente de campanha de um senador, sua personalidade paranoica o leva a mudanças extremas. Indicado a quatro Oscars, incluindo melhor filme, mas não direção.

Disponível na Netflix e Looke (114 min.)

Touro Indomável (1980)

Cinebiografia do peso-médio Jake LaMotta, filmada em um belíssimo preto e branco e indicada a 8 Oscars —venceu 2, incluindo o de ator para Robert de Niro. Scorsese teve que esperar umas décadas a mais para ganhar a estatueta. O filme acompanha igualmente o sucesso de LaMotta no esporte, onde era conhecido como "o touro do Bronx", e seu comportamento destrutivo fora dos ringues, o que afetou a relação com o irmão Joey (Joe Pesci) e com a mulher, Vickie (Cathy Moriarty).

Disponível no Prime Video (129 min.)

O Rei da Comédia (1982)

No início dos anos 1980, Scorsese abordava o culto à celebridade na televisão. No longa, um psicopata que acredita ter talento como comediante (De Niro) sequestra um famoso apresentador de TV (Jerry Lewis), de quem é fã, e sua amiga. Ele deseja apenas ter tempo no programa para mostrar seu quadro de stand-up. A carga de tensão emocional durante a produção foi tão grande que causou um breve rompimento na dupla De Niro/Scorsese. Os dois ficaram sete anos sem trabalhar juntos após este filme.

Disponível no Star+ e na HBO Max (109 min.)

A Cor do Dinheiro (1986)

Veterano ex-campeão de snooker, Eddie Felson (Paul Newman) encontra um jovem (Tom Cruise) talentoso e egocêntrico, que ganha dinheiro em pequenos bares com seu jogo. Os dois se tornam amigos e Eddie resolve ensiná-lo como faturar muito dinheiro com suas dicas, mas a namorada do jovem coloca a relação da dupla em risco. Newman conquistou o Oscar de melhor ator com o filme.

Disponível no Star+ (119 min.)

Desafio à Corrupção (1961)

Este não é de Scorsese, mas sim de Robert Rossen. No entanto, é neste filme em preto e branco que o personagem de Eddie Felson aparece pela primeira vez. O personagem de Paul Newman, um veterano em "A Cor do Dinheiro", é aqui o jovem e talentoso jogador, que desafia o reinado do veterano Minnesota Fats (Jackie Gleason).

Disponível no Star+ (134 min.)

Os Bons Companheiros (1990)

Ao contrário da elegância de "O Poderoso Chefão", "Os Bons Companheiros" mostra um lado mais sujo, cru e violento da máfia. Aqui De Niro e Joe Pesci, colaboradores habituais de Scorsese, são coadjuvantes. O longa acompanha a trajetória do personagem de Ray Liotta, que se envolve com a máfia ainda criança e tem uma relação familiar com um grupo com quem aplica golpes. Ambicioso, entra para o tráfico de drogas e passa a ser perseguido pela polícia federal. Pesci levou o Oscar de coadjuvante e deu o discurso mais curto de agradecimento da história.

Disponível na HBO Max (145 min.)

Ilha do Medo (2010)

Nos anos 1950, dois homens chegam a um hospital psiquiátrico isolado para investigar um desaparecimento. Aos poucos, Teddy (Leonardo DiCaprio) descobre que experiências com pacientes são praticadas no lugar ao mesmo tempo em que precisa encarar os próprios medos, relacionados ao seu passado. Este foi o quarto de cinco filmes de Scorsese com DiCaprio, e o único que não foi indicado ao Oscar de melhor filme.

Disponível na Netflix (137 min.)

O Lobo de Wall Street (2013)

Inspirado em uma história real, o filme retrata a trajetória de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), corretor que sofre com a queda abrupta de Wall Street. É nessa hora que ele percebe que pode ganhar muito dinheiro com papéis de pequeno valor, à margem da bolsa. Rapidamente ele fica milionário e entra na mira do FBI por ações fraudulentas. Indicado a cinco Oscars, não venceu nenhum, mas o quinto filme da parceria Scorsese/DiCaprio bateu outro recorde: maior número de palavrões, com 569.

Disponível na HBO Max (180 min.)

Faz de Conta que NY É uma Cidade (2021)

O personagem principal desta série documental em sete episódios é Fran Lebowitz, escritora, humorista e, como diz a própria, com opinião sobre tudo. Esse tudo quase sempre está relacionado a Nova York, o que transforma o diretor Martin Scorsese no interlocutor perfeito para várias conversas, muitas vezes nostálgicas, sobre a cidade que os dois viram se transformar ao longo das décadas e pela qual ambos são apaixonados, para o bem e para o mal.

Disponível na Netflix (7 episódios)


O que tem de novo

Eu Não Sou Seu Negro

Em 1979, o autor James Baldwin escrevia um livro sobre grandes líderes políticos negros que foram mortos, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King. Baldwin morreu antes de concluir o texto e o manuscrito parou nas mãos do diretor Raoul Peck, que usa esse material mesclado a imagens de arquivos da luta pelos direitos civis para fazer um retrato do que é ser negro nos Estados Unidos. A narração é de Samuel L. Jackson. O documentário está disponível gratuitamente no Sesc Digital a partir do dia 20/11, Dia da Consciência Negra.

Disponível no Sesc Digital Cinema em Casa, gratuitamente, até 20/1/2023 (93 min.)

Esquemas da Fifa

Ainda não conseguiu entender como o Qatar —um país sem tradição futebolística e com sérias questões de direitos humanos— foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022? Talvez a minissérie sobre as mazelas da Fifa e o grande esquema de corrupção na entidade, desde João Havelange e passando por Joseph Blatter, te ajude a entender um pouco. O terceiro dos quatro episódios é mais dedicado às vitórias de Rússia e Qatar. O perigo é perder a vontade de ver qualquer jogo depois desta produção.

Disponível na Netflix (4 episódios)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.