'Pelé foi e sempre será um gênio', diz Margareth Menezes ao lamentar morte

Futura ministra da Cultura fez depoimento ao saber da perda do melhor jogador de futebol da história, que estava com 82 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, lamentou a morte de Pelé e agradeceu ao rei do futebol por seu legado nesta quinta-feira.

Pelé comemora a conquista do tricampeonato mundial da seleção brasileira, em 1970, no México
Pelé comemora a conquista do tricampeonato mundial da seleção brasileira, em 1970, no México - Acervo - 21.jun.70/Xinhua/Imago/Zumapress

"O Brasil perde o maior jogador da história", publicou a cantora, nas redes sociais. "Nosso rei Pelé foi e sempre será um gênio que influenciou milhões de jovens e adultos fãs de futebol, no Brasil e no mundo. Um legado que permanecerá eternamente. Muito obrigada, Rei!"

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, melhor jogador da história, morreu aos 82 anos em decorrência de falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon, segundo o hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Pelé é também uma figura central da cultura brasileira, com participações em filmes, novelas e gravações de músicas.

Em entrevista em 2019, rememorou ainda sua relação com Andy Warhol, expoente da arte pop. Em novembro daquele ano, a serigrafia intitulada "Pelé", do fim dos anos 1970, havia sido vendida por US$ 855 mil, cerca de R$ 3,58 milhões, num leilão na Christie’s, de Nova York.

Em 6 de janeiro de 1978, na galeria Coe Kerr, Warhol e Pelé assinariam juntos o verso das serigrafias; ali, o artista seria convidado a viajar para o Rio de Janeiro como hóspede do brasileiro. A viagem não aconteceu, mas, assíduos em casas noturnas, eles voltariam a conversar outras vezes no Studio 54 e no Club A.

"Você é a única celebridade que, em vez de durar 15 minutos, durará 15 séculos", disse Warhol a Pelé.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.