Descrição de chapéu The New York Times

Fãs de Lisa Marie Presley vão a Graceland, a casa de Elvis, para prestar homenagens

A única filha do rei do rock que foi casada com Michael Jackson morreu na última quinta-feira, aos 54, nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Laura Faith Kebede Dan Bilefsky
Memphis (EUA) | The New York Times

Fãs escreveram cartas e deixaram flores em frente a Graceland, a mansão histórica de Elvis Presley, em homenagem a Lisa Marie Presley, que morreu na última quinta-feira. A única filha do rei do rock estava hospitalizada, devido a uma parada cardíaca, e sua morte foi anunciada pela mãe, Priscilla Presley, em um comunicado.

Fãs prestam homenagem, deixam flores e mensagens de carinho para Lisa Marie Presley, filha de Elvis, que morreu na quinta-feira (12)
Fãs prestam homenagem, deixam flores e mensagens de carinho para Lisa Marie Presley, filha de Elvis, que morreu na quinta-feira (12) - Justin Ford/Getty Images/AFP


Para os fãs, Lisa Marie faz parte de uma espécie de realeza do rock. Ela será enterrada na propriedade da família, ao lado de seu filho Benjamin, morto em 2020, aos 27 anos.

Os fãs se reuniram para lamentar a morte de Lisa Marie e relembrar como os Presleys haviam tocado suas vidas.

Na sexta-feira, Stephanie Perez, de 47 anos, cuja tia-avó deu aulas a Elvis no ensino médio e o avô trabalhava para ele como estofador, disse ter visitado o mesmo local com sua mãe anos atrás, quando o rei do rock morreu. Ela tinha dois anos.

"Senti que era importante estar nesta rua no dia em que sua filha morreu", disse Perez. "Apenas tristeza pelas crianças e Priscilla", acrescentou.

Lisa Marie Presley ficou famosa desde o seu nascimento. Enquanto tentava forjar seu próprio caminho como cantora, ela permaneceu conhecida como uma espécie de estrela do rock —ela era a única filha de Elvis e, de 1994 a 1996, foi casada com Michael Jackson.4

Os fãs a lamentaram do lado de fora da residência de oito quartos em Memphis, no estado americano de Tennessee, herdada por Lisa Marie após a morte de seu pai. Em 1982 ela abriu a casa ao público, como um museu.

Graceland abrigou mais de 1 milhão de artefatos, entre eles uma cama de casulo de pele falsa com um aparelho de som no dossel. Há, também, o avião particular de Presley, o Lisa Marie, que tinha quatro televisores e um aparelho de som com 52 alto-falantes.

Poucas horas após o anúncio da morte de Lisa Marie, uma dúzia de fãs de Elvis chegaram a Graceland, embrulhados em casacos e luvas, devido ao frio.

Kimber Tomlinson, de 49 anos, lembrou como os fãs de Elvis, em Memphis, ficaram apaixonados por Lisa Marie desde o início. Sua primeira lembrança de Elvis, acrescentou, foi quando a mãe a levou para Graceland, uma semana depois do funeral do rei do rock.

"É triste, muito triste", disse Tomlinson. "Essa família teve sua parcela de ataques cardíacos e mágoas", acrescentou.

Os fãs se reuniram para lamentar a morte de Lisa Marie e relembrar como os Presleys haviam tocado suas vidas
Fãs se reuniram para lamentar a morte de Lisa Marie e relembrar como os Presleys haviam tocado suas vidas - Karen Pulfer Focht/Reuters

Tomlinson relembrou a longa história de perdas que aconteceram na família Presley. Gladys, a mãe de Elvis, morreu aos 46 anos em 1958; Elvis morreu em 1977, de insuficiência cardíaca, aos 42; O filho de Lisa Marie, Benjamin Keough, morreu por suicídio em 2020, aos 27; agora havia a morte de Lisa Marie.

A extensa propriedade da família abriu para negócios como de costume na sexta-feira.

Jason Hanley, vice-presidente de educação do Hall da Fama do Rock & Roll em Cleveland, nos Estados Unidos, observou que a morte de Lisa Marie foi como um marco cultural, porque ela era filha do rei do rock e havia sido casada com o rei do pop. A morte dela, disse ele, foi imbuída de uma melancolia e nostalgia por uma era que mudou a música americana.

A cantora Lisa Marie Presley, em retrato de 2012 - Mario Anzuoni/Reuters

"Ela era a herdeira do império de Elvis e da realeza do rock 'n' roll e gravou três grandes álbuns nos quais queria dizer algo sobre si mesma na sombra do legado de seu pai." "A morte dela é de partir o coração para nós porque marca a passagem do tempo", disse

Um de seus ex-maridos, o ator Nicolas Cage, disse ao site The Hollywood Reporter que ficou arrasado com a morte de Presley. "Lisa riu mais do que qualquer pessoa que já conheci."

O legado grandioso de seu pai permaneceu com ela até seus últimos dias. Na terça-feira passada, ela o relembrou durante a premiação do Globo de Ouro dizendo a um apresentador de televisão que o ator Austin Butler, que ganhou o prêmio de melhor atuação em drama pelo papel em "Elvis", de 2022, incorporou perfeitamente o pai dela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.