Descrição de chapéu Artes Cênicas

Incêndio atinge Teatro Castro Alves, maior de Salvador; veja vídeo

Fogo começou por volta das 13h30; incêndio é considerado controlado pelo Corpo de Bombeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Um incêndio atingiu o Teatro Castro Alves, em Salvador, no início da tarde desta quarta-feira (25). O fogo começou por volta das 13h30, quando uma fumaça preta começou a sair do canto inferior direito do telhado do prédio que abriga o teatro. Não houve vítimas.

O fogo foi controlado no meio da tarde desta terça e bombeiros ainda atuavam no rescaldo dos últimos focos de incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o incêndio atingiu o espaço acima da laje do prédio que abriga o teatro. A parte interna da Sala Principal não foi afetada.

Fumaça preta sai do telhado do teatro
Incêndio atinge Teatro Castro Alves, em Salvador - João Pedro Pitombo / Folhapress

O incêndio começou em uma calha no teto acima do sala que abriga o Balé Teatro Castro Alves. O fogo se espalhou pela calha, chegando a atingir o forro acima da Sala Principal.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros, com apoio de um carro-pipa, atuaram no combate ao fogo nas imediações do teatro, que fica na praça do Campo Grande.

Antes da chegada dos Bombeiros, prédio foi evacuado e a brigada de incêndio do teatro atuou para evitar que o fogo se alastrasse para a parte interna do prédio.

As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Técnica da Bahia, que fará uma perícia de toda a estrutura do prédio, que tem cerca de 40 metros de altura.

A Defesa Civil de Salvador informou que a vistoria preliminar apontou que o fogo começou na cobertura do teatro, onde há execução de serviço e presença de material inflamável, a exemplo de fibras e resinas.

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, afirmou que a pauta do teatro dos próximos dias está suspensa e que os espectadores que já haviam comprado ingressos serão ressarcidos.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) informou que o governo do estado ao avaliar os danos causados pelo incêndio e disse que o teatro será recuperado com máxima brevidade.

Inaugurado em 1967, o Teatro Castro Alves pertence ao Governo da Bahia, que também faz a gestão do complexo que além da Sala Principal inclui ainda Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e Café Teatro.

O complexo do Teatro Castro Alves é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde novembro de 2013.

A obra foi iniciada em julho de 1957 e foi concluída em junho de 1958. A inauguração estava marcada para 14 de julho, mas cinco dias antes o prédio que abriga a Sala Principal foi destruído por um incêndio de causas desconhecidas.

O teatro foi reconstruído em uma nova obra que durou nove anos e atravessou três gestões estaduais. Foi oficialmente inaugurado em 4 de março de 1967.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.