Descrição de chapéu Televisão

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, fez ponta em novela e foi tema de samba-enredo

Artilheiro, morto neste domingo aos 68 anos, também participou de programas de humor de Didi e Chico Anysio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, que morreu neste domingo, vítima de um câncer, participou da novela "Que Rei Sou Eu", de 1989, da TV Globo.

Roberto Dinamite na novela 'Que Rei Sou Eu?', de 1989, viveu Sir Bobby Dinamite ajudou Sir Charles Miller, interpretado por Luiz Gustavo, a apresentar o que era o futebol na trama do século 18
Roberto Dinamite na novela 'Que Rei Sou Eu?', de 1989, viveu Sir Bobby Dinamite ajudou Sir Charles Miller, interpretado por Luiz Gustavo, a apresentar o que era o futebol na trama do século 18 - Reprodução/Globo

Vestindo a camisa da seleção brasileira, com a qual disputou as Copas do Mundo de 1978 e 1982, ele contracenou com o ator Luiz Gustavo, que interpretava Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil. O personagem havia sido enviado pela rainha da Inglaterra para vender o esporte ao reino de Avilan. Já Dinamite era Bobby, que tentava ensinar a nobreza a jogar bola.

"Não era a minha praia, mas me senti honrado ao receber o convite de pessoas de uma área tão importante da TV", disse ele, numa entrevista ao Portal Vasco Notícias. "Minha praia era jogar futebol, fazer gols, e a TV acontecia uma vez ou outra. Foi interessante, engraçado até. Não tinha fala, mas foi legal, era uma sátira sobre o futebol."

Dinamite já tinha feito uma ponta nas telas nos programas de humor de Renato Aragão e Chico Anysio, tendo participado de uma esquete de "Os Trapalhões" em 1977, no qual o personagem Didi tentava levar sua mulher para uma lua de mel dentro da concentração do time.

Também em 1989, o ídolo vascaíno seria também homenageado em um samba-enredo, da pequena agremiação Boêmios de Inhaúma.

"Hoje a bola vai rolando/ A galera delirando/ Dinamite explodindo/ E as redes balançando/ [...] Vamos todos cantar de coração/ Com dinamite na avenida há explosão", diz a letra, lembrando o início do hino do Vasco.

Os anos 1980 foram dourados para o artilheiro, que teve sua fama catapultada por cinco títulos do Campeonato Carioca —1977, 1982, 1987, 1988 e 1992.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.