Susana Vieira explica como câncer incurável e crônico mudou sua rotina

Atriz foi diagnosticada em 2015 com leucemia e diz que não frequenta mais ocasiões sociais por temer recaída

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Susana Vieira recebeu o diagnóstico de uma leucemia sem cura há sete anos. A doença está sob controle, mas mudou sua rotina, principalmente na pandemia. Se sua imunidade cai, ela precisa voltar à quimioterapia.

A atriz, que em tempos passados era presença garantida em todo tipo de ocasiões sociais, diz em entrevista à Folha não ir mais a festas, eventos e até ao teatro, se for para ficar na plateia.

Retrato no teatro Vivo da atriz Susana Vieira, que fez 80 anos em 2022, e estreia a peça Shirley Valentine, no proximo dia 20, em São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress

Susana recebeu diagnóstico de LLC, Leucemia Linfocítica Crônica, em 2015. A doença ocorre quando os linfócitos, células que fazem parte da defesa do organismo humano, passam a se multiplicar de forma descontrolada e deixam de executar suas funções. A causa da LLC é desconhecida, mas a doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

A atriz comentou sobre o diagnóstico em uma entrevista para o Altas Horas em 2020. "O médico me deu uma notícia que por um lado é boa e por outro não: minha leucemia não pode ser operada, ela é crônica, então eu tenho um câncer como se fosse uma bomba dentro de mim, mas que me estimula a dizer que vou vencer, que isso não me pertence", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.