Descrição de chapéu Escuta Aqui

Tati Bernardi fala da vida sem frescuras e ouve relatos em novos videocasts

Em 'Desculpa Alguma Coisa', escritora conversa com Titi Müller, Monica Iozzi e outras figuras em papos espinhosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tati Bernardi estreia o videocast "Desculpa Alguma Coisa" nesta quarta-feira (15), primeiro de duas séries que fará em parceria com a Universa, do UOL. A roteirista, cronista, comunicadora e colunista deste jornal, que criou o podcast popular "Calcinha Larga", volta a abusar de irreverência, sinceridade e bom humor para abordar temas polêmicos.

O podcast se propõe a fazer os convidados —a maioria mulheres— falarem sobre o que não diriam em outros espaços. Tati quer fugir do politicamente correto, da perfeição simulada nas redes sociais, e sujar as mãos.

Tati Bernardi apresenta o programa de videocast 'Desculpa Alguma Coisa' - Mariana Pekin/UOL

Os episódios serão editados e disponibilizados no Canal UOL, no YouTube da Universa e nas plataformas de áudio toda as quartas-feiras. A ideia é que as conversas sejam longas e cada edição tenha mais de uma hora.

Tati conta que o nome se desculpa por algumas coisas. Primeiro, por sua falta de experiência com o vídeo. "Sou escritora, não sou apresentadora. O que eu estou fazendo aqui?", diz. Depois, pelos assuntos que pretende abordar —espinhosos, sem fugir dos temas difíceis. E ela já adverte que a ideia é falar mal dos outros.

"A ideia é ter um papo inteligente e que causa provocações e incômodos, mas que seja agradável", afirma. "Como eu falo muita merda, falo muito mal de mim, eu deixo a pessoa muito à vontade para contar os perrengues dela".

Tati já conversou com as apresentadoras Titi Müller e Monica Iozzi, com a atriz Denise Fraga e a cantora Ana Cañas. Também tem conversas marcadas com a deputada estadual Erika Hilton e a cantora Karol Conká, atacada na internet após sua participação no BBB.

"As convidadas sempre vão ser pessoas que eu já sei de antemão que vão render papos profundos, interessantes, reais, que expõem vulnerabilidades, expõem buracos e medos", diz a escritora.

Andressa Zanandrea, editora-chefe da Universa, diz que o projeto vem em um momento em que o portal busca focar cada vez mais conteúdos audiovisuais. "Nós, UOL e Tati, demos match imediato, pois percebemos que estamos vivendo uma mudança no comportamento de consumo da informação, em que vídeos e áudios ganham ainda mais protagonismo".

"Outro fator consensual foi entendermos que o feminismo é fundamental, mas que não precisamos reafirmar isso o tempo inteiro", afirma.

"Temos de ouvir as pessoas e o que elas têm a dizer, em vez de ser 'palestrinhas' ou 'combativas'. Assim, podemos nos aproximar de mulheres que rejeitam o rótulo, mas estão interessadas por conteúdos, ao mesmo tempo, divertidos, informativos e transformadores."

Além desse podcast, Tati Bernardi vai lançar em março "Desculpa o Transtorno", também em parceria com a Universa. O videocast, quase um spin-off do irmão, contará com o professor e psicanalista Christian Dunker. Juntos, ele e Tati vão analisar e tentar explicar, de maneira didática e cômica, causos da mente humana enviados pelo ouvinte.

"A gente vai ler a carta e vai fazer uma análise selvagem da pessoa. O Christian é um grande professor de psicanálise, eu sou uma estudante, e a gente vai analisar essas cartas", diz Tati.

Christian Dunker é professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Escreveu, entre outros livros, "Uma Biografia da Depressão" e "Mal-estar, Sofrimento e Sintoma: Uma Psicopatologia do Brasil entre Muros". Também participou da organização de "Neoliberalismo como Gestão do Sofrimento Psíquico", finalista do Jabuti 2022 na categoria de Ciências Humanas.

Tati já aplica seus conhecimentos de psicanálise em "Meu Inconsciente Coletivo", podcast deste jornal em que entrevista especialistas da área para discutir sobre temas variados e atuais, recorrentes nas sessões de terapia da escritora.

Desculpa Alguma Coisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.