Descrição de chapéu Obituário Gary Rossington (1951 - 2023)

Morre Gary Rossington, fundador do grupo Lynyrd Skynyrd, aos 71 anos

Guitarrista era o último integrante vivo da banda americana de rock das músicas 'Sweet Home Alabama' e 'Free Bird'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neil Genzlinger
The New York Times

Gary Rossington, um membro original do Lynyrd Skynyrd, banda que é o paradigma do rock do sul dos Estados Unidos, morreu no domingo, aos 71 anos.

A guitarra de Rossington ajudou a definir o som da banda, e ele desempenhou papel-chave na reconstituição do grupo depois que um acidente de avião matou três de seus integrantes, em 1977.

A banda divulgou a notícia da morte de Rossington em sua página do Facebook, mas não informou onde ele morreu. A causa da morte tampouco foi mencionada, embora Rossington tivesse problemas cardíacos há anos. Ele era o último membro sobrevivente da formação original.

Gary Rossington performa no festival Kaboo em 2019 - AFP

Quando era adolescente, na região de Jacksonville, Florida, Rossington decidiu que queria se tornar um astro do rock depois que um amigo, Bob Burns, ganhou uma bateria de presente, no verão de 1964. Os dois adolescentes decidiram que iriam se tornar bateristas de rock.

"As limitações práticas de formar uma banda só com dois bateristas não demoraram a se tornar aparentes", diz a biografia de Rossington no site da banda, "e por isso Gary acabou por fazer a transição para a guitarra".

Naquele mesmo verão, de acordo com um perfil da banda escrito para o Rock & Roll Hall of Fame, ao qual o grupo foi admitido em 2006, outro adolescente, Ronnie Van Zant, estava jogando beisebol e, ao rebater uma jogada, acertou uma bolada em um espectador, Burns. Van Zant também sonhava se tornar astro do rock, e os três começaram a tocar juntos, selecionando outros integrantes e tentando diversos nomes para a banda - - Wildcats e Sons of Satan foram algumas das sugestões.

Eles por fim acabaram ficando com o nome Lynyrd Skynyrd, corruptela de "Leonard Skinner", o nome de um professor de educação física que os perseguia na escola porque eles tinham cabelos compridos.

A banda fez shows incontáveis em bares da Flórida e, posteriormente, em outros estados, e terminou por encontrar uma formação com sete integrantes e três guitarristas - Rossington, Allen Collins e Ed King (mais tarde substituído por Steve Gaines) -, e Van Zant nos vocais. Os guitarristas se alternavam como solistas, às vezes na mesma canção. Rossington era talentoso como solista mas também tinha facilidade para ajustar seu estilo e fazer base para outros guitarrista, quando eles tinham seus solos.

"No começo, tínhamos três guitarras e um teclado, ou seja, só cordas", disse Rossington ao website Premier Guitar em 2017. "É difícil juntar todas aquelas cordas, e a parte mais difícil é saber quando não tocar. Quando fomos evoluindo, aprendemos em que momentos não tocar. Mesmo que você seja capaz de tocar, é preciso deixar espaço para os outros".

O sucesso comercial chegou para a banda em 1973, quando o músico e produtor Al Kooper assistiu a um show deles em Atlanta, gostou do que ouviu e contratou o grupo para sua gravadora, Sounds of the South. Kooper produziu o primeiro álbum da banda, "Lynyrd Skynyrd" (pronunciado "lênérd squinérd"), que foi lançado em 1973 e incluía "Gimme Three Steps", "Simple Man" e "Free Bird", que se tornou numa das canções mais famosas do rock, com os solos evocativos de guitarra "slide" de Rossington.

Pelo final de 1977, o grupo já tinha lançado mais quatro álbuns, cravado sucessos como "Sweet Home Alabama" (composta por Rossington, Van Zant e King), entre outros, e se tornado uma das bandas mais conhecidas do período. Mas em 20 de outubro, o avião fretado em que a banda estava viajando esgotou seu combustível e caiu em uma região de difícil acesso no Mississipi, matando Van Zant; Gaines; a irmã de Gaines, Cassie, que cantava backing vocals; o chefe de equipe técnica da banda; e o piloto e copiloto do avião. Os 20 outros passageiros ficaram feridos; Rossington sofreu fraturas em diversos ossos.

O acidente foi o fim do Lynyrd Skynyrd, pelo menos durante algum tempo. Depois de alguns anos de recuperação física e psicológica, Rossington e Collins formaram a Rossington Collins Band, que eles batalharam para distinguir do Lynyrd Skynyrd, em parte ao contratar uma mulher como principal vocalista. Rossington se casaria com essa cantora, Dale Krantz, anos mais tarde.

Mas a nova banda tocava "Free Bird" em seus shows.

"Tocamos como instrumental", disse Rossington ao jornal The Orlando Sentinel em 1980. "Não fazemos os vocais, porque eram de Ronnie. Quando tocamos, as coisas ainda ficam pesadas. Consigo ouvir a voz dele cantando".

Em 1987, no 10º aniversário da queda do avião, Rossington ajudou a organizar uma turnê de homenagem, reunindo os integrantes sobreviventes, com o irmão mais novo de Van Zant, Johnny, assumindo o posto de vocalista.

"Íamos fazer só um show", ele disse ao jornal Los Angeles Times naquele ano, "mas acabou se tornando uma turnê de homenagem porque, 10 anos mais tarde, a música da banda continua a ser tocada no rádio, ainda é pedida, e continua a vender muito bem".

O grupo reconstituído acabou se tornando permanente, e faz turnês sob o nome Lynyrd Skynyrd, com diferentes formações, desde então, além de gravar novos álbuns. Este ano, a banda tem uma turnê agendada com o ZZ Top. Rossington, no entanto, reduziu sua participação a apenas algumas aparições ocasionais, por razões de saúde.

Rossington nasceu em 4 de dezembro de 1951, em Jacksonville. Seu pai morreu quando ele era criança, e sua mãe foi uma força importante em sua vida; foi ela que lhe deu sua primeira guitarra séria, uma Gibson Les Paul que ele batizou como "Berniece" em homenagem a ela.

Em uma entrevista à The Associated Press em 1993, Rossington recordou um dos primeiros momentos vitoriosos da banda, quando eles eram estreantes: a vitória em um concurso de bandas em Jacksonville, em 1968.

"Apareceram 10 bandas tocando soul", ele disse. "E nós entramos e tocamos Yardbirds e Stones. O público não pareceu entender muito o nosso som. Mas os jurados acharam que nós éramos cool".

Rossington e outros membros da banda eram conhecidos por um estilo de vida frenético. Em 1976, Rossington destruiu o seu carro em uma colisão, em parte por efeito de álcool e drogas. O acidente inspirou "That Smell", uma canção do Lynyrd Skynyrd no álbum "Street Survivors", de 1977.

Além da mulher, Rossington deixa duas filhas.

Quando Rossington e os outros integrantes da banda formada para a turnê de homenagem de 1987 fizeram seu primeiro show, em Nashville, Tennessee, tocaram "Free Bird" como um instrumental, exatamente da maneira que Rossington vinha fazendo em seu grupo anterior. O público assumiu o papel de vocalista, substituindo o ausente Ronnie Van Zant.

"Ouvimos 16 mil vozes cantando", disse Rossington, "e parecia um milhão."

tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.