Descrição de chapéu Obituário Theo de Barros (1943 - 2023)

Morre Theo de Barros, compositor de 'Disparada' que trabalhou com Elis

Morto aos 80 anos, artista foi diretor musical de peças e participou da trilha sonora de filmes e novelas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu na madrugada desta quarta-feira (15), em São Paulo, o compositor Theo de Barros, conhecido por "Disparada", ao lado de Geraldo Vandré, e pela parceria com a cantora Elis Regina.

A confirmação da morte foi feita por Ricardo Barros, filho do compositor que dirigia a carreira musical do pai. O velório será na manhã de quinta (16). Ele deixa a mulher, Nena Barros, e dois filhos, Ricardo e Ana Luiza.

O músico e compositor Theo de Barros
O músico e compositor Theo de Barros - Bruno Conrado/Divulgação

O artista nasceu no Rio de Janeiro em um lar musical. O pai do compositor era radialista e a mãe, cantora. Começou a tocar violão ainda criança e, aos 13 anos, compôs a primeira música, o samba "Saudade Pequenina".

No final da década de 1950, ele estreou profissionalmente na Boate Lancaster tocando contrabaixo. No entanto, Barros despontou mesmo nos anos 1960, quando a bossa nova se firmou no cenário musical.

Em 1965, Elis Regina gravou a composição "Menino das Laranjas" em seu primeiro compacto. No ano seguinte, Barros foi vencedor da segunda edição do Festival da Record, com a música "Disparada", que ganhou vida na voz do cantor Jair Rodrigues. A canção se tornou um clássico ao trazer elementos da viola e narrar a vida no sertão.

Além da música, Barros atuou também no teatro, sendo diretor musical de peças como "Arena Conta Tiradentes", "Arena Conta Zumbi" e "Arena Conta Bolivar", do dramaturgo Augusto Boal. Ele participou ainda da trilha sonora de filmes e novelas e da composição de jingles publicitários

Dono de seis discos, o compositor venceu o 29º Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor álbum por "Tatanagüê", seu penúltimo trabalho, lançado em 2017.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.