Descrição de chapéu
basquete

Filme 'Campeões' é, antes de cinema, um gesto de ação social

Bobby Farelly ensina lição de humanidade com técnico de basquete que treina pessoas com deficiência intelectual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campeões

  • Quando Em cartaz nos cinemas
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Woody Harrelson, Katilin Olson, Matt Cook
  • Produção EUA, 2023
  • Direção Bobby Farrelly

Antes de ser visto como cinema, "Campeões" pede para ser visto como um gesto de ação social. Numa época em que se busca romper com preconceitos e pressupostos antigos na busca de integrar o que até pouco tempo parecia impossível, o filme dirigido por Bobby Farrelly procura convencer da necessidade de aceitar em nosso convívio as pessoas com deficiência intelectual.

Antes de convencer o espectador, no entanto, ele precisa convencer o técnico de basquete vivido por Woody Harrelson, um sujeito ao que parece muito competente, mas bastante estourado. Tanto que após brigar com um colega e tomar um porre acaba preso por dar uma trombada em um carro de polícia.

Levado a julgamento, é condenado a treinar, durante três meses, um time de pessoas com deficiência de aprendizado de Des Moines, no estado americano de Iowa. Não é a melhor perspectiva para um cara que se julga bom para trabalhar em times da NBA e assemelhados. Mas é melhor do que passar um ano e meio preso, ele entende.

Cena do filme 'Campeões', de Bobby Farrelly
Cena do filme 'Campeões', de Bobby Farrelly - Shauna Townley/Divulgação

Ao primeiro olhar, o técnico parece se arrepender da escolha. Como formar um conjunto a partir de garotos de hábitos não raro caóticos, pouco dispostos a aceitar qualquer disciplina, com visões às vezes muito particulares sobre o jogo? Parece impossível.

Aos poucos, o técnico começa a assimilar a mesma lição que o filme pretende dar a nós, os que julga "normais". Pessoas com deficiência de aprendizado são, para começar, pessoas; segundo, são afetivamente muito capazes —ao contrário do técnico. E, ao contrário do que aprendemos a acreditar, desenvolvem capacidades que os tornam perfeitamente aptos a desenvolver uma série de ofícios. É o caso de alguns dos rapazes —e da moça que chega um pouco depois— em questão.

Para surpresa geral, em pouco tempo o time ganha forma. Enfrenta com brio outros times da categoria. Woody Harrelson começa a tomar algum gosto por treinar os novos atletas e, mais ainda, por conhecer cada um deles. Inútil dizer, nós os conhecemos ao mesmo tempo e também reconhecemos neles pessoas, afinal, como nós.

Ajuda muito o fato de esse técnico, até então solitário, dar umas transadas com a irmã de um dos rapazes. E das transadas passa a um namoro etc. Impossível não notar que tudo converge para uma xaropada que Bobby Farrelly tenta contornar o máximo que pode, mas que, afinal de contas, é fatal.

Para o resultado simpático conta o fato de Bobby Farrelly, junto com o irmão Peter Farrelly, ter começado a carreira com um filme que no Brasil atende, não sem razão, pelo nome de "Debi e Lóide". Uma bela comédia, por sinal.

Outras anomalias que não intelectuais pontuam sua filmografia. De certo modo, isso o torna a pessoa certa para essa conversão aos tempos de integração e ruptura de preconceitos. Mais —a direção consegue conferir leveza e algum humor a um tema a princípio árido.

Com isso, "Campeões" se afirma como uma espécie de conto de fadas que transmite com razoável eficiência as boas intenções do original. Fica muito aquém de empreitada similar levada por Peter Farrelly em "Green Book" —obra que tratava de condenar o racismo.

Ah, sim, Woody Harrelson continua um ótimo ator e ajuda muito para a empreitada chegar a um bom termo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.