Descrição de chapéu Filmes

Polícia indicia suspeito de roubar sapatos de Judy Garland em 'O Mágico de Oz'

Par foi tomado de museu que homenageia a atriz, nos Estados Unidos, em 2005; até então, autoridades não tinham suspeitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem foi indiciado pelo roubo dos icônicos sapatos vermelhos usados por Dorothy, interpretada por Judy Garland, no filme "O Mágico de Oz", de 1939.

Terry Martin, cujas idade e cidade de origem não foram reveladas, foi acusado de roubar uma obra de arte identificada como um "objeto de herança cultural".

sapatos vermelhos
Sapatos vermelhos usados por Dorothy em "O Mágico de Oz" (1939), em exposição no museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas - Divulgação

Ele foi acusado de tomar o par em agosto de 2005, quando o mesmo integrava uma exposição no Judy Garland Museum, na cidade de Grand Rapids, Minnesota, a mesma em que a atriz nasceu. O indiciamento foi arquivado pela corte distrital de Minnesota, em Minneapolis.

Em julho de 2018, o FBI e a polícia de Grand Rapids, em operação conjunta, conseguiram recuperar os sapatos, mas até então, sem suspeitos. Como o caso ainda está em andamento, não se sabe a pena que Martin irá cumprir pelo crime.

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o seguro do par é estimado em US$ 3,5 milhões, ou R$ 17,8 milhões.

Afora os sapatos em questão, existem outras três cópias da obra de arte. Uma está no Museu Nacional da História Americana, em Washington —o Smithsonian—, desde 1979. Outro par estará no museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a AMPAS, responsável pelo Oscar, a ser inaugurado este ano. Os outros sapatos fazem parte de uma coleção particular.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.