John Lennon não terá voz recriada por inteligência artificial em faixa do Beatles

Filho do músico, Sean, explicou como tecnologia será usada em música inédita, após anúncio de Paul McCartney

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sean Lennon, filho de John Lennon, explicou que a voz de seu pai não será recriada por inteligência artificial, conforme algumas especulações sugeriram após o anúncio de que uma faixa inédita dos Beatles seria lançada.

john lennon com uma guitarra em estúdio
John Lennon em cena do filme 'Get Back', dirigido por Peter Jackson, sobre as gravações do disco 'Let it Be', dos Beatles - Reprodução

De acordo com Sean, a tecnologia vai usar um vocal pré-existente, de uma demo em baixa qualidade, e vai limpá-lo e torná-lo nítido para a nova canção.

Na semana passada, em entrevista à BBC, Paul McCartney anunciou o lançamento, até o fim do ano, de uma canção inédita dos Beatles.

"Nós conseguimos captar a voz de John e torná-la pura por meio da inteligência artificial", disse ele na ocasião. "Então, mixamos a gravação como faríamos normalmente. Isso dá algum tipo de margem de manobra."

Ainda não há detalhes sobre o nome da faixa, mas esta não será a primeira vez que uma música da banda britânica tentará ser recriada sem John Lennon. Nos anos 1990, Paul, Ringo Starr e George Harrison tentaram recuperar a demo "Now and Then", deixada pelo músico, mas não tiveram sucesso devido à baixa qualidade do registro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.