Descrição de chapéu Obituário John Romita Sr. (1930 - 2023)

Morre John Romita Sr., desenhista da Marvel e cocriador do Wolverine

Artista também desenvolveu traço icônico para o Homem-Aranha e foi responsável pelo design de Viúva Negra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu o desenhista John Romita Sr., aos 93 anos, na última terça-feira (13). Ele é uma das figuras decisivas na criação da iconografia da Marvel dos anos 1960 em diante.

A morte foi divulgada pelo filho do artista, John Romita Jr., ele também desenhista de histórias em quadrinhos, no Twitter.

John Romita Sr., artista da Marvel Comics
John Romita Sr., artista da Marvel Comics - Reprodução

"Digo isso com o coração pesado. Meu pai morreu em paz durante seu sono", disse o filho na rede social.

"Ele é uma lenda no mundo da arte e se tornaria a minha honra seguir os seus passos. Por favor, mantenham seus pensamentos e condolências aqui, em respeito à minha família. Ele foi o maior homem que já conheci."

Romita Sr. é cocriador de personagens importantes da editora, como Wolverine, Justiceiro e Mary Jane Watson, o par romântico do Homem-Aranha.

O nova-iorquino começou a trabalhar para a Marvel nos anos 1940, quando a "Casa das Ideias" ainda se chamava Atlas, desenhando quadrinhos de terror, romance e guerra. Na década seguinte, ele trabalhou em gibis do Capitão América e também colaborou com a DC.

Nos anos 1960, após Steve Ditko deixar o posto de desenhista do Homem-Aranha, Stan Lee convidou Romita Sr. para assumir o cargo. O traço do artista veio a ser crucial para a identidade visual do super-herói.

Romita Sr. também trabalhou nos gibis do Demolidor, Vingadores, Hulk e Quarteto Fantástico. Ele foi responsável pelo icônico design de personagens como Viúva Negra, Luke Cage e Mercenário. Além de desenho, o artista também trabalhou como colorista.

O desenhista se casou em 1952 com Virginia Bruno, com quem teve dois filhos, John Romita Jr. e Victor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.