Descrição de chapéu Rita Lee

Rita Lee compôs três músicas nunca lançadas na ditadura; veja arquivos

Pesquisador encontrou letras inéditas escritas pela cantora em 1975, época em que o disco 'Fruto Proibido' foi lançado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Rita Lee escreveu três músicas que nunca foram gravadas em 1975, quando lançou o disco "Fruto Proibido". As letras de canções chamadas "Disfarce", "Anjo da Vanguarda" e "The Old Friend", composta em parceria com Luiz Sérgio Carlini, foram encontrados pelo pesquisador e jornalista Renato Vieira depois da morte da artista no mês passado. O material foi divulgado primeiro pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Vieira conta que encontrou as composições por acaso, enquanto investigava o repositório digital do Serviço de Informações do Arquivo Nacional, o SIAN. "É uma coisa que eu faço por hobby, nas horas vagas, porque gosto de descobrir arquivos", diz.

Show de Rita Lee no aniversário de São Paulo em 2013 - Alessandro Shinoda/Folhapress

Na época, por causa da ditadura militar, os artistas precisavam enviar suas composições para análise da censura. O SIAN reúne documentos digitalizados do Arquivo Nacional e, consequentemente, letras de músicas que foram analisadas pelos censores. As faixas de Rita até foram aprovadas, mas nunca chegaram a ser gravadas.

As composições só foram encontradas hoje porque o site do SIAN não é intuitivo, diz Vieira. "Quando se faz uma busca, aparecem vários documentos que são só códigos, então tem que abrir um por um. Os arquivos estão lá, mas é preciso sistematizá-los."

As letras não gravadas por Rita aparecem na mesma pasta de composições que Caetano Veloso gravou para o álbum "Jóia", daquele mesmo ano, como "Minha Mulher" e "Gravidade". Há também letras de Rita que entraram para o "Fruto Proibido", caso de "O Toque" e "Cartão Postal".

"Às vezes a gravadora mandava mais música do que cabe no vinil. Se os censores vetassem uma ou duas, eles já tinham o suficiente para o disco. Nesse processo, muita música acabou sobrando", afirma o pesquisador.

O "Fruto Proibido" foi lançado pela Som Livre, mas os documentos levam o carimbo da gravadora Phillips, casa de Rita Lee na época. Num trecho do seu novo livro "Outra Autobiografia", lançado no mês passado, Rita dá a entender que deixou a Phillips porque os executivos da empresa tentavam mudar o seu comportamento e jeito de se vestir.

Rita Lee recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão em 2021. Após tratamentos, em abril de 2022, a doença teria entrado em remissão. O corpo da cantora foi velado no último dia 10, no Planetário do parque Ibirapuera, em São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.