Descrição de chapéu
Artes Cênicas Zé Celso (1937-2023)

Tadeu Jungle: Zé Celso dizia que não há personagem, que você é sempre você

Ele era como um farol no universo, tudo era possível; isso foi muito deslumbrante e transformador para mim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tadeu Jungle

Cineasta, artista multimídia e diretor de televisão.

São Paulo

Eu e Zé Celso nos conhecemos em 1981, quando era o antigo Teatro Oficina. Eu e [o poeta e videoartista] Walter Silveira fomos chamados para fazer os letreiros do filme "O Rei da Vela".

0
Zé Celso na Grécia, durante a filmagem de documentário 'Evoé', em 2009 - Tadeu Jungle

Ficamos dois anos no Oficina, pintamos o teatro inteiro num evento chamado festa de letras com o nome de todos os atores e pessoas envolvidas nas fases anteriores do Oficina. Zé Celso chamava de Oficina Sistina, em referência à capela, pelo tipo de pintura que a gente fez lá.

A partir desse evento, eu estava saindo da ECA, a Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi mudança de jogo total na minha vida, influenciado pelo Zé. Ele era pobre para cacete, dormia num colchão de espuma, em uma vida árdua e sem dinheiro.

Mas ele era como um farol no universo, e o quintal dele era o universo. Não tinha limite. Tudo era possível. Isso foi muito deslumbrante e muito transformador para mim e para Walter Silveira. Ele continuou sendo um farol na minha vida durante 40 anos.

Dirigi quatro peças no Oficina —"Hamlet", "Bacantes", "Cacilda" e "Boca de Ouro", registradas de maneira gigante, com oito câmeras e filmagens em dois dias, isso já no começo dos anos 2000.

Daí teve meu documentário lançado em 2011. Acho que é o único sobre Zé —e junto com ele. Foi feito de maneira muito peculiar. A premissa era levá-lo para lugares seminais de sua trajetória —o próprio Oficina, a Grécia, buscando o teatro grego, os sertões, porque ele e Euclides [da Cunha] tiveram uma relação muito forte, a praia onde o bispo foi comido pelos índios, que é o lugar onde a antropofagia começou, segundo Oswald de Andrade, e o apartamento dele no Paraíso, em São Paulo, que pegou fogo.

O filme levou dois anos para ser feito, e foi codirigido por Elaine César. Chama "Evoé, o Retrato de um Antropófago". O documentário está disponível de graça no YouTube.

Zé nunca me perguntou nada, durante os dois anos, sobre o documentário. Nunca disse tire isso, ponha aquilo, não esqueça. No dia em que o documentário estava pronto, chamei ele em casa e fizemos uma exibição. O filme termina e tem um silêncio. Daí pergunto "Zé, e aí?". "Estou espantado com a minha coerência, e como estou velho, hein?", ele respondeu.

Zé é meu pai espiritual. O que sempre me espantava era essa coisa de não fazer concessão e não ter medo do tamanho da empreitada. Mas tinha batalhas perdidas também.

"Só fiz o que quis, e isso me custou muito", dizia o Zé. Ele era um artista pleno, a vida e a obra dele eram uma coisa só. Ele dizia para os atores que não tem personagem. Você é você o tempo inteiro. Não existe divisão entre vida profissional e vida pessoal. Vida e obra, tudo tem que estar junto.

O teatro de Zé era muito vigoroso, muito poroso. Misturava a tradição do teatro com cenas da vida do contemporâneo. Em "Cacilda" ou "Os Sertões", fosse Bolsonaro ou fosse Lula eleito, o novo presidente entrava na peça na semana seguinte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.