Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Zé Celso vai para a UTI e é intubado depois de incêndio em seu apartamento em SP

Marcelo Drummond, marido do dramaturgo, também foi levado ao hospital e está em observação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um incêndio atingiu, na manhã desta terça (4), o apartamento de José Celso Martinez Corrêa, 86 anos, no Paraíso, zona sul de São Paulo. O dramaturgo teve muitas queimaduras no corpo e foi levado ao Hospital das Clínicas.

Segundo a sobrinha dele, Beatriz Corrêa, o estado do tio é grave. "Ele está indo para UTI e precisou ser intubado. Apesar de a situação ser grave, fomos informados de que ele está estável, mas não sabemos detalhes", diz ela à coluna.

Dois homens de roupas brancas, sentados num banco de madeora, seguram alianças
Zé Celso Martinez Correa e Marcelo Drummond: juntos desde 1986 - Reprodução

A médica Luciana Domschke, que acompanha a saúde de Zé Celso, está em contato com os profissionais do HC que cuidam de Zé Celso. "Acabei de conversar com os médicos [...]. O caso dele é grave, é uma queimadura extensa de 53% da superfície corporal, mas ele está estável e lutando", disse ela. Mais cedo, Domschke havia dito à coluna que 40% do corpo do dramaturgo tinha sido queimado —informação que ela corrigiu posteriormente.

Luciana também afirmou que a intubação faz parte do protocolo de pessoas que têm as vias aéreas queimadas. "Quando a gente queima, há um inchaço. E quando isso acontece na traqueia, o edema pode fechar a passagem do ar, por isso, existe um protocolo para que os pacientes sejam intubados a fim de não correr o risco de insuficiência respiratória", explica.

Além de Zé Celso, outras três pessoas foram socorridas no incêndio, mas em menor gravidade.

O marido do dramaturgo, o ator Marcelo Dummond foi levado a uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e está em observação. Ele não chegou a se queimar, mas inalou monóxido de carbono. Os dois moram no mesmo prédio, mas em apartamentos diferentes.

Também se feriram os atores Victor Rosa e Ricardo Bittencourt.

"Foi um horror. Acordei com as labaredas e levei um tempo para entender que era fogo de verdade", diz Bittencourt à coluna. Ele não chegou a se queimar, mas também será transferido para a UTI por ter inalado monóxido de carbono.

Segundo ele, Victor Rosa se queimou ao tentar salvar Zé Celso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu às 8h04 e já foi controlado. Ricardo Bittencourt afirma que o fogo começou no quarto de Zé Celso. "Provavelmente foi no aquecedor", revela.

Nagô, cachorro do casal, também foi levado para uma clínica veterinária e está em observação.

Zé Celso e Marcelo se casaram no dia 6 de junho, em uma grande celebração no Teatro Oficina, com apresentações de Marina Lima e Daniela Mercury. A festa reuniu artistas, personalidades e intelectuais que lotaram a plateia do espaço.

Acometido por uma diverticulite dias antes do evento, Zé Celso entrou no local sentado em uma cadeira de rodas que era empurrada pelo seu noivo.

A cantora Marina Lima deu início à comemoração cantando "Fullgás", música em que o casal se conheceu.

Daniela Mercury, Bete Coelho, José Miguel Wisnik, Leona Cavalli, Alexandre Borges —e Maria Bethânia, em participação por mensagem de voz— foram alguns dos artistas que se apresentaram na festa, que teve também rituais indígenas e do candomblé.

Em um discurso bem-humorado de pouco mais de 15 minutos, Zé Celso disse aos convidados que a noite foi uma "das maiores festas" de sua vida e do teatro brasileiro.

Silvio Santos, dono do terreno ao lado do Oficina e que é centro de uma disputa com o diretor que dura desde a década de 1980, não foi esquecido. Zé Celso lembrou que foi "presenteado" pelo apresentador, no dia do seu casamento, com uma ação judicial —o dono do SBT, aliás, chegou a ser convidado para a celebração.

A Justiça de São Paulo proibiu Zé Celso e Marcelo de plantarem uma árvore ou promoverem qualquer ação na área vizinha ao teatro.

A decisão foi resultado de uma ação proposta pelo Grupo Silvio Santos, após o diretor ter divulgado que iria plantar um ipê no local. A árvore foi um presente de casamento das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha.

Zé Celso sonha em construir no local o parque do rio Bexiga. Já Silvio Santos quer fazer um empreendimento imobiliário no espaço.

O casamento vai ganhar um registro em filme. O cineasta Fernando Coimbra (de "O Lobo Atrás da Porta") foi o responsável por comandar uma equipe de oito pessoas que gravou toda a cerimônia de união do casal.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.