Descrição de chapéu Rita Lee

Filho de Rita Lee cria modelo de inteligência artificial que pode emular voz da mãe

Programa foi alimentado com 50 áudios extraídos de músicas da cantora; João Lee ainda não revelou como pretende utilizar IA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O produtor João Lee, filho de Rita Lee e de Roberto de Carvalho, divulgou em suas redes sociais que criou um modelo de inteligência artificial com a voz da mãe. Ferramentas desse tipo podem ser utilizadas para simular a fala de alguém, podendo fazer com que diga ou cante qualquer coisa.

Rita Lee, cantora
Rita Lee, cantora - @Ritalee no Instagram

João explicou que fez o modelo a partir de 50 músicas que a mãe gravou junto ao pai nos anos 1970 até as últimas gravações e isolou a voz de Rita. Cortou os áudios em pedaços e subiu os arquivos em um modelo de inteligência artificial.

"Demorou quase um dia inteiro para rodar o software [programa de computador], mas consegui criar um modelo da voz dela em IA. Foram semanas de trabalho. Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para áudio e música avança", escreveu João Lee em sua conta do Threads.

Em entrevista ao Splash, do Uol, Beto Lee, outro filho da cantora, havia dito que não descartava a possibilidade de utilizar inteligência artificial em algum projeto envolvendo a mãe. "Quem sabe um dia fazer um show com a dona Rita [simulada através de IA].

Ele disse que ficou emocionado com o comercial de Maria Rita com Elis Regina para a Volkswagen, que reviveu a cantora e foi alvo de críticas e de uma investigação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.