Descrição de chapéu câncer

Paulinho da Viola tem 'boa evolução' após cirurgia, mas segue sem previsão de alta

Sambista teve tumor no intestino removido, mas deve fazer tratamento medicamentoso para evitar volta do câncer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Paulinho da Viola segue internado na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, sem previsão de alta.

O sambista Paulinho da Viola em apresentação no Vibra, casa de shows de São Paulo, em sua turnê comemorativa de 80 anos
O sambista Paulinho da Viola em apresentação no Vibra, casa de shows de São Paulo, em sua turnê comemorativa de 80 anos - Eduardo Knapp/Folhapress

Após passar mal e ter um sangramento digestivo, ele cancelou um show que faria no domingo (30), e no dia seguinte foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino.

Um dia depois da operação, ele apresenta "boa evolução", segundo boletim médico assinado pelo cirurgião Octávio Vaz. "[O artista] Permanece no Centro de Tratamento Intensivo, com hidratação venosa e fisioterapia. Seus exames estão normais e sua recuperação, dentro do esperado."

Os exames que Paulinho fez na segunda-feira (31) revelaram a existência de um GIST, da sigla em inglês gastrointestinal stromal tumors, ou tumor estromal gastrointestinal. Ele então foi submetido a uma enterectomia, cirurgia para retirada de uma parte do intestino.

A reportagem apurou que o tumor foi extirpado na cirurgia. Paulinho fará um tratamento para evitar recidiva —ou seja, um retorno do câncer—, que será medicamentoso, deve durar uns três anos e não vai incluir quimio ou radioterapia.

Isso indica que o câncer não deve ser tão grave, mas uma conclusão mais precisa sobre o comportamento do tumor deve demorar cerca de uma semana para ser conhecida.

Enquanto isso, pessoas próximas afirmam que Paulinho está bem, já andou e fez fisioterapia nesta terça (1º). Também está em um período de restrição alimentar, dieta padrão nessa fase de pós-cirurgia.

Paulinho da Viola estava em turnê de celebração de seus 80 anos. Em andamento desde o começo de março, os shows marcam sua primeira excursão desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.