Descrição de chapéu Filmes Twitter

Ator Russell Brand é acusado de estupro, assédio sexual e abuso emocional

Ex-marido de Kate Perry gravou vídeo negando acusações e afirma que sempre manteve relações consensuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator e comediante Russell Brand foi acusado de estupro, assédio sexual e abuso emocional ao longo de um período de sete anos, no período em que esteve no auge de sua fama. As alegações são resultado de uma investigação conjunta dos jornais Sunday Times, do Times e da série documental "Dispatches", do Channel 4.

Antes da publicação das denúncias, na noite desta sexta (15), Brand já havia publicado um vídeo em que nega veementemente, como ele diz, "acusações criminais muito graves sobre a sua vida pessoal". Na ocasião, ele ainda não tinha falado quais seriam as alegações, mas insiste em dizer que os relacionamentos que manteve sempre foram consensuais.

Russell Brand na Hollywood FX Summer Comedies Party em Los Angeles, Califórnia - Gus Ruelas - 27.jun.12/Reuters

Segundo as reportagens, várias mulheres —todas preferiram ficar anônimas— narram relações abusivas com o ator. Uma afirma que Brand se relacionou com ela quando tinha 31 e ela 16 anos. Ele teria a apelidado de "criança" no período em que ficaram juntos e que ele teria, em uma ocasião, forçado seu pênis na garganta dela, fazendo-a engasgar.

Outra suposta vítima aponta que Brand a estuprou em sua casa em Los Angeles, e que ela recebeu tratamento em um centro de crise de estupro no mesmo dia. Ela teria ficado assustada com o ocorrido e, por mensagem, o ator teria se desculpado.

Uma terceira mulher disse que Brand a agrediu sexualmente enquanto ela trabalhava com ele em Los Angeles, e que o comediante ameaçou tomar medidas legais se ela contasse a alguém sobre sua alegação. Outra disse ter sido "agredida sexualmente" por Brand, além de ter sido emocionalmente abusivo durante o relacionamento deles.

As publicações afirmam ainda que outras pessoas acusaram Brand de abuso físico e emocional, assédio sexual e intimidação, e também optaram por permanecer anônimas.

Procurados, os advogados do ex-marido de Katy Perry disseram que a abordagem da mídia tinha sido calculada para prejudicar o ator, que foram feitas questões demais e também não podiam responder as alegações graças ao anonimato de todas as supostas vítimas.

No seu vídeo de defesa, o ator afirma ter recebido contatos de uma empresa de TV da grande mídia e de um jornal listando ataques extremamente ultrajantes e agressivos que ele "refuta em absoluto".

Segundo o ator, as acusações remetem ao período de sua carreira em que trabalhava "no mainstream". "Como escrevi extensivamente em meus livros, eu era muito, muito promíscuo".

"Durante aquele período de promiscuidade, os relacionamentos que tive foram sempre consensuais. Sempre fui transparente sobre isso, quase transparente demais, e estou sendo transparente agora também", continua.

Brand disse que as alegações surgiram em meio a ataques direcionados ao seu canal. O conteúdo feito por ele ganhou notoriedade, nos últimos anos, por defender teorias da conspiração sobre assuntos como os atentados do 11 de Setembro e a pandemia do coronavírus.

Elon Musk, proprietário do X (ex-Twitter), respondeu ao vídeo de Brand, dizendo: "Claro. Eles não gostam de competição."

Andrew Tate, indiciado por acusações de tráfico de pessoas, também fez um post no X em apoio à Brand, em que escreve "bem-vindo ao clube". Tate já afirmou ter sido perseguido pela mídia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.