Como Fernando Botero está em letra de Shakira e conquistou público e crítica

Morto aos 91 anos, colombiano era um dos artistas plásticos mais importantes e influentes da América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fernando Botero, morto aos 91 anos, era um dos artistas plásticos mais importantes da América Latina, com obras que conquistaram a crítica especializada, o público e até artistas pop.

Na música "Dónde Estás Corazón", lançada por Shakira em 1995, a cantora colombiana canta que procurou seu amado no armário, no abecedário, embaixo de carros e, inclusive, em quadros de Botero.

Fernando Botero durante entrevista coletiva em 2004 - Jose Miguel Gomez/Reuters

A influência do artista pode ser observada também em lojas de souvenirs, onde suas obras estampam canecas ou foram transformadas em pequenos bonecos de decoração.

O apelo do trabalho de Botero está nas figuras gordas que ele representou em quadros e esculturas, algo pouco usual na arte canônica e que desafiou os padrões de beleza. Suas pinturas estão nas coleções de grandes museus e suas esculturas, nas ruas e praças de Bogotá.

Segundo a imprensa colombiana, o artista morreu após sofrer de pneumonia e ser tratado num hospital no norte de Itália, onde vivia há décadas. Sua mulher, a artista Sophia Vari, morreu há cinco meses.

Botero nasceu em 1932 em Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, filho de David, um comerciante, e de Flora Angulo.

Segundo biografias, o primeiro contato de Botero com a arte foi pela religião, muito influente na sociedade da época, dado que em Medellín havia mais igrejas com vitrais e altares do que museus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.