Descrição de chapéu Filmes Oscar

'Retratos Fantasmas' vai representar Brasil na disputa por vaga no Oscar 2024

Documentário de Kleber Mendonça Filho entra no páreo para ser finalista da categoria de melhor filme internacional do prêmio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar do ano que vem. O anúncio foi feito nesta terça pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

O documentário do cineasta pernambucano é como uma colcha de retalhos que costura sua própria filmografia enquanto tece a história dos cinemas de rua de Recife, cidade natal de Mendonça. A sala do seu apartamento em Recife, cenário de outros longas do diretor, como "Eletrodomésticas" e "O Som Ao Redor", volta a aparecer no filme, por exemplo.

Palhaços na avenida Guararapes, na região central de Recife, em cartaz de 'Retratos Fantasmas', filme de Kleber Mendonça Filho
Palhaços na avenida Guararapes, na região central de Recife, em cartaz de 'Retratos Fantasmas', filme de Kleber Mendonça Filho - Wilson da Cunha/Divulgação

"Retratos Fantasmas" disputou a vaga com 28 longas, dos quais cinco foram finalistas —"Estranho Caminho", de Guto Parente, "Noites Alienígenas", de Sergio de Carvalho, "Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha", de Eduardo Albergaria, "Pedágio", de Carolina Markowicz, e "Urubus", de Claudio Borrelli.

Esta é a segunda vez que um documentário é escolhido pela comissão para representar o Brasil na disputa pelo prêmio. A primeira ocasião foi para a premiação de 2021, há três anos, com o filme "Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou", produção de Bárbara Paz sobre o cineasta Héctor Babenco.

O filme marca também a segunda ocasião em que Kleber Mendonça Filho representa o país na disputa pelo prêmio. Seu longa-metragem de estreia, "O Som ao Redor", de 2012, foi escolhido pela comissão no ano seguinte para o posto. A produção acabou de fora do Oscar daquele ano.

Depois disso, o diretor teve produções envolvidas em dois anos tumultuados para a comissão. Em 2016, o segundo longa de Mendonça Filho, "Aquarius", era o favorito para representar o país, mas foi desbancado por "Pequeno Segredo", de David Schurmann, que também não materializou indicação no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Na época, a escolha feita pelo Ministério da Cultura —então responsável pela formação da comissão— recebeu duras críticas, em especial por "Aquarius" ter sido considerado um sucesso de bilheteria e "Pequeno Segredo" ser escolhido sem uma data de estreia no circuito.

O próprio diretor comentou o caso na ocasião. Ele disse que a seleção de "Pequeno Segredo" era uma retaliação do governo de Michel Temer ao seu filme, devido a uma manifestação do cineasta e da equipe contra o impeachment de Dilma Rousseff na estreia da produção no Festival de Cannes.

Já a outra ocasião em que Mendonça Filho ficou no quase como representante brasileiro no Oscar foi em 2019. Naquele ano, a comissão preferiu inscrever "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, ao invés de "Bacurau", com direção do cineasta e de Juliano Dornelles.

A escolha dividiu o público, mas dessa vez pelos holofotes dados aos dois projetos. Enquanto "A Vida Invisível" tinha vencido a mostra paralela Um Certo Olhar de Cannes, "Bacurau" havia levado o prêmio do júri na mesma edição do festival. A seleção do longa de Aïnouz, se especulou naquele ano, se deu pelo acordo de distribuição internacional que a produção tinha com a Amazon —o que também não resultou em uma indicação ao país.

O Brasil não é lembrado na categoria de filme internacional do Oscar desde 1999, quando "Central do Brasil", de Walter Salles, foi indicado ao prêmio e perdeu para "A Vida é Bela". Depois disso, o país chegou a ser pré-selecionado para a edição de 2008 com "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburguer, mas não voltou à categoria desde então.

"Retratos Fantasmas" agora deve passar pelo circuito de festivais americano, com uma exibição de estreia no país no Festival de Nova York em 9 de outubro. A organização do evento anuncia que Kleber Mendonça Filho participará com um debate após a primeira sessão.

A cerimônia do Oscar 2024 está marcada para 10 de março, e o anúncio dos finalistas que vão concorrer ao prêmio deve acontecer em janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.