Vogue é alvo de críticas por 'photoshopar' modelos ícones com mais de 50 anos

Revista britânica publicou uma capa com Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Campbell e Christy Turlington

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A edição de setembro da revista Vogue britânica gerou polêmica. A última sob comando do diretor Edward Enninful, a publicação recebeu críticas nas redes sociais e de jornalistas especializados por retocar, com excesso de PhotoShop, ícones da moda que já passaram dos 50 anos, segundo informações da Band.

Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Campbell e Christy Turlington em ensaio da Vogue
Linda Evangelista, Cindy Crawford, Naomi Campbell e Christy Turlington em ensaio da Vogue - Instagram Vogue/Reprodução

A capa da revista reuniu as modelos consagradas Linda Evangelista, de 58 anos, Cindy Crawford, 57, Naomi Campbell, 53, e Christy Turlington, 54. Elas participam do documentário "The Super Models", da Apple TV+, que fará um retrato do meio da moda do final da década de 1980 e meados de 1990.

Em entrevista à Vogue, as modelos contaram suas experiências na indústria da moda ao longo dos últimos 30 anos, enquanto as fotos foram tiradas pelo fotografo brasileiro Rafael Pavarotti.

"Somos mulheres –éramos mulheres na época, mas éramos mulheres jovens. Agora somos totalmente mulheres em nosso poder, em nossos corpos, sem ir a lugar nenhum, e talvez voltemos em 30 ou 40 anos novamente", disse Christy Turlington.

O excesso de edição nas fotos das modelos não combinou com o conteúdo da entrevista, e a capa foi chamada de "delírio" no jornal espanhol El País. "Tóxica", "desanimadora", "lamentável" e "grotesca" foram outras definições usadas por internautas para descrever o uso de retoques na publicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.