Descrição de chapéu
Nadine Nascimento

Faustão volta à TV e abençoa estreia morna do programa do filho, João Silva

Jovem de 19 anos convocou nomes como o ex-jogador Ronaldo para apadrinhá-lo e ter em quem se apoiar na nova empreitada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

João Guilherme Silva surgiu com seu "boa noite, galera!" na estreia do Programa do João, sua estreia solo sem o pai, Faustão, na noite deste sábado, na Band, em um cenário escuro, palco pequeno, a plateia próxima do Teatro Itália.

Com poucos recursos em cena para se a poiar, a produção apelou de cara a padrinhos como Anne Lottermann, jornalista que o acompanhava no Faustão na Band, até agosto, quando foi encerrado. Em seguida, de "surpresa", foi Fausto Silva quem apareceu no telão para abençoar a nova empreitada do filho, da sua casa, no mesmo cenário em que falou com a Record, há cerca de uma semana, após o transplante de coração.

João Guilherme Silva conta com o Cachorrão como assistente de palco - Renato Pizzutto - 16.out.23/Band

"Estou com muito orgulho porque meu filho João está começando seu programa. Desde o início eu percebi que ele tem muito carisma, simpatia, naturalidade e personalidade artística diferente da minha, o que é muito bom", disse o veterano.

Ele ainda exaltou Cris Gomes, Beto Silva e Renato Moreira, diretores e produtores que o acompanham desde a Globo e agora encabeçam o Programa do João. "São meus fiéis guardiões desde os tempos antigos, competentes, e vão saber ajudá-lo", afirmou.

Faustão ainda saudou o público que o acompanhou pela TV por mais de 40 anos, e convidou a todos para acompanharem a nova jornada do filho. "Espero que o público tenha a mesma paciência e audiência que me deu durante muitos e muitos anos", disse, relembrando a rima que sempre repetia nas despedidas do Domingão. "Sou eternamente grato, seja com coração velho ou novo."

Se a expectativa era um rito de passagem, o vídeo causou mais a sensação de que o programa é a extensão de um negócio de família. Em cena, por ora, João ainda é o herdeiro, um verdadeiro "nepo baby", não apenas de um ramo do entretenimento, mas de um selo de negócios, incluindo publicidade de cartões e farmacêuticas que ainda nem estão no Brasil.

O show seguiu morno pela primeira hora, atingindo, pela prévia do Ibope, cerca de 2,7 pontos —competindo com o jornal SBT Brasil, mas sem superar o Esquadrão da Moda. Ficou em quarto lugar da TV aberta —à frente, o Jornal Nacional, da Globo, com 20 pontos, seguido da novela "Reis", na Record, entre cinco e seis pontos.

O ânimo aumenta pouco quando surge aquele que será o assistente de palco de João, o Cachorrão —uma espécie de Louro José num sarado Txutxucão de pelúcia, da Xuxa. O cachorro faz piada com o diretor do programa, imita Datena, Cátia Fonseca e Andrés Sanchez —ex-presidente do Corinthians que também subiu ao palco a certa altura—, e é "maltratado" por João.

Seguindo o elenco de padrinhos, os convidados da vez foram o ex-jogador Ronaldo, a acompanhado da mulher, a modelo Celina Locks, e do filho Ronald, demonstrando seu trabalho como DJ.

O apresentador tentou evocar irreverência na conversa, mas não alcançou o objetivo, gastando quase uma hora do programa com um papo sobre futebol e beleza um tanto desconjuntado.

É forçado também aparecer uma tela de interação nas redes sociais, considerando que o programa será gravado até fevereiro.

O Programa do João, já no nome, tenta ter um apelo popular. O apresentador abraça a plateia, fala palavrão, faz dancinha e diz que as atrações musicais vão valorizar o funk, o trap, o sertanejo e o pagode.

As intervenções, ainda que breves, de uma plateia diversa, com jovens e idosos, familiares e famosos —ao menos para prestigiar a estreia— é um show à parte, mais interessante do que ocorre no próprio palco.

Se não bastasse a primeira aparição, Faustão fez uma segunda aparição, ainda no primeiro bloco, para conduzir uma publicidade repleta de bordões. A Pizza do Faustão, mais um negócio da família, é vendida ao público disposto a abrir uma franquia do que, em outros tempos, era apenas um quadro célebre dos seus programas. Fica mais uma vez difícil para o filho competir com o carisma do pai.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.