Descrição de chapéu
Filmes Todas

'Malqueridas', na Mostra de SP, faz sociologia da maternidade na prisão

Primeiro longa de diretora chilena costura vídeos amadores em retrato sem piedade do tempo que castiga as mães e os filhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caio Reis

Malqueridas

  • Quando Mostra de SP: sáb. (28), às 19h15, Espaço Itaú Augusta
  • Classificação 14 anos
  • Produção Chile, Alemanha, 2023
  • Direção Tana Gilbert

No escuro, ouvimos sons metálicos de grades e fechaduras. Uma fotografia de baixa resolução se revela aos poucos. Quando o título do filme assume a tela, ouvimos uma voz infantil —"mama". É assim que a chilena Tana Gilbert nos convida a refletir sobre a maternidade na prisão no seu primeiro longa.

Depois de "I’m Still Here" e "Ninguna Estrella" —ainda estou aqui e nenhuma estrela—, curtas documentais de 2017 e 2022, nesta ordem, a diretora retoma o tema da maternidade, que tem permeado as suas produções.

Cena do documentário 'Malqueridas', de Tana Gilbert
Cena do documentário 'Malqueridas', de Tana Gilbert - Divulgação

"Malqueridas" levou o prêmio de melhor filme na Semana Internacional da Crítica do Festival de Veneza deste ano e está agora em exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O documentário é todo filmado com celulares por mulheres encarceradas. Os vídeos de baixa qualidade foram coletados pela diretora e reunidos para ilustrar uma narração em primeira pessoa.

Não é o relato de uma das detentas que vemos nas imagens, mas as histórias de todas elas. Suas experiências aparecem em uma síntese narrativa, a revelar a humanidade insurgente que desafia as reduções do cárcere. Não está em pauta o passado dessas mulheres. Seu presente e suas incertezas protagonizam os fragmentos das vivências de cada uma das personagens.

Enquanto acompanhamos a narração, a emendar fotografias e vídeos amadores costurados abruptamente, testemunhamos o carinho das mulheres com seus filhos e a intimidade forjada em vínculos afetivos de amizade, namoro e apadrinhamento.

A falta do filho encontra alento no romance com uma colega de cela. O desamparo da família e do ex-companheiro é confortado por novas mães e filhas de prisão, que oferecem e recebem acolhimento, orientação, colo.

São registros que se perderiam com a sua descoberta pelos agentes carcerários, recuperados para contar como as relações extramuros penitenciários, com os filhos e a família que os acolhe, orientam aquelas que se estabelecem no interior das grades. E o conflito potencial entre ambos os mundos, mediado pelos guardas.

Estão ausentes a violência costumeira em produções latino-americanas sobre cadeias. O afastamento de mãe e filho ocupa esse papel. Não para advogar por políticas públicas ou direitos humanos, mas para perscrutar o drama do tempo que passa sem passar em uma relação marcada pela ansiedade do reencontro.

Contamos os dois aniversários do bebê da narradora ainda na prisão. Depois, o seu afastamento passa a se medir em datas comemorativas e grandes acontecimentos, o Ano-Novo, o aniversário da protagonista, a liberdade do pai da criança, as mudanças na família. Como se os vídeos recebidos com a ajuda de um agente penitenciário estivessem suspensos no tempo.

O cotidiano de ausências se descortina nos preparativos para a visita dos filhos, na festa de aniversário dos bebês, na catarse libertadora da dança. Experimentamos a sensação de que tudo passa muito rápido, em claro conflito com a demora da chuva e da solitária. No pátio, em dias cinzas, o tempo se esvai. Os filhos crescem a cada notícia que demora a chegar. Nada volta.

Com "Malqueridas", Gilbert oferece uma sociologia da maternidade no cárcere. Na voz da protagonista e nas imagens testemunhais, percorremos as interações no aqui e agora da falta. Nos corpos das mães, os corpos ausentes dos filhos. No cálculo para a condicional e no arranjo dos objetos pessoais dentro das celas, o bebê que está crescendo lá fora.

Ainda assim, não se trata de um relato piedoso sobre o cárcere feminino. A reinvenção possível da vida aparece na solidariedade de quem convive entre as mesmas celas e pátio. Os sonhos e o cuidado sugerem uma aposta quase ingênua em um futuro melhor. Sempre em compasso de espera.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.